Emprego

Saiba quais os temas mais recorrentes em concursos públicos; especialista destaca temas e assuntos mais frequentes

Ao longo da preparação para encarar um concurso público, muitos detalhes devem ser levados em consideração para alcançar o objetivo: a tão sonhada vaga no funcionalismo público. Para ter sucesso nesta jornada, planejamento é fundamental, bem como estar atualizado com os temas e assuntos mais frequentes nos certames realizados. 

Traçar um plano de estudos é essencial para dar atenção às disciplinas e dedicar o tempo ideal para estudar cada uma delas. De acordo com a professora Mariana Falcão Bastos Costa, docente do curso de Direito do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas), olhar o edital com atenção é o primeiro passo para identificar as exigências e realizar o planejamento de estudo. “É no edital que o candidato irá identificar os assuntos exigidos no certame que está interessado em participar. Além disso, esse material traz informações sobre a quantidade de questões por tema e isso ajuda a dar uma ideia sobre quais matérias devem ser priorizadas nos estudos”, destaca. 
Dedicar tempo para revisões do conteúdo estudado e a resolução de questões é outro ponto importante desta preparação. “No geral, as provas costumam cobrar as atualizações legislativas, ou seja, o que há de mudança na jurisprudência, mas o ideal é pegar um material base de estudo e revisar, fazer anotações e responder questões, além de fazer provas de concursos antigos para colocar em prática os conhecimentos que vem adquirindo ao longo do período de estudo. Outra dica é fazer simulados em casa, ou seja, sem interrupções ou intervalos, simulando assim, uma prova real. Para isso, pegue uma prova anterior que foi aplicada para o cargo almejado”, orienta a professora. 

Em certames de carreiras policiais, geralmente, o maior volume de questões está concentrado em matérias a exemplo de execução penal e processo penal. “Entre os assuntos mais frequentes estão prisões, medidas cautelares e o ‘Pacote Anti-Crime’. Caso o candidato pretenda prestar um concurso para uma instituição estadual, como é o caso da Defensoria Pública de um estado, é preciso focar na Lei Orgânica estadual, além de assuntos como tutela coletiva, ações civis públicas e populares. Já sobre Direito Constitucional, um tema recorrente é controle de constitucionalidade, sendo assim, é preciso dar a devida atenção durante os estudos”, enfatiza. 

com informação da Assessoria | Grupo Tiradentes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: