Educação

Escola Agrícola de Jundiaí é premiada em Congresso Internacional

Na última semana, dos dias 2 a 5, aconteceu o VII Congresso Internacional do Programa Internacional Despertando Vocações 2020 (VII Cointer PDV 2020). Entre os Congressos realizados, aconteceram o V Congresso Internacional das Ciências Agrárias (V Cointer PDVAgro) e o IV Congresso Internacional de Gestão e Tecnologias (IV Cointer PDVGT). A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ-UFRN) foi premiada em ambos com trabalhos realizados por docentes e discentes da Escola.

No IV Cointer PDVGT, Vitor Carvalho Silva, estudante do 1º ano do Curso Técnico em Informática, ficou em 1º lugar na modalidade Relato de Experiência com o trabalho Quarentena das lives: aprendendo com quarentenas durante a pandemia, realizado juntamente com os docentes Anderson Dias Viana e Viviane da Silva Medeiros.

O aluno falou sobre a experiência de participar do evento. “Participar do congresso para mim foi uma experiência única, na qual pude não só publicar pela primeira vez na minha vida um artigo científico – algo que eu nunca esperava fazer aos 15 anos de idade – como também pude ver diversas palestras interessantes, com diversos assuntos curiosos e relevantes para a nossa sociedade. Foi uma experiência maravilhosa, que me proporcionou poder escrever este artigo e que, com certeza, futuramente irá me ajudar não só na minha vida acadêmica, mas também na minha formação pessoal”, diz.

Ele ainda falou sobre a importância de levar um trabalho da EAJ-UFRN a um congresso internacional e sobre sua premiação: “Poder mostrar o trabalho que é realizado na Escola e ao mesmo tempo mostrar aos alunos que existem outras formas de se buscar o conhecimento, em que o ensino não fique restrito apenas a sala de aula, ou seja, vá além, possibilitando diversas oportunidades a todos os alunos que buscam o conhecimento. Ser premiado em um congresso como este é algo incrível, que eu nunca imaginei que poderia ser possível. Uma ótima experiência que lembrarei por toda a minha vida”.

Ele explicou que o trabalho desenvolvido é relacionado a um projeto de extensão da Escola Agrícola de Jundiaí, criado durante a pandemia com o objetivo de fazer com que os alunos pudessem participar de algumas atividades, mesmo não havendo aulas presenciais. “Por ter tido uma grande participação, fui chamado para escrever este artigo sobre ele”, explicou.

Temos de discutir ciências com todos os povos

A professora Viviane Medeiros também comentou a participação da equipe da EAJ no evento e o reconhecimento do trabalho. “O Cointer é um evento internacional que reúne vários saberes e profissionais de várias partes do mundo – de outros países e continentes. Ouvir essas vozes nos faz amar muito o nosso lugar e saber que o planeta é responsabilidade de todos, e temos de discutir ciência com todos os povos. Saber comum e científico se apresentam nesse evento, seja na extensão, na pesquisa ou na inovação. O prêmio não foi o objetivo. O objetivo foi aumentar a chama que brilha nos olhinhos dos nossos alunos e alunas. Eles e elas são o nosso motivo, nosso prêmio. Claro que o prêmio tem grande importância, é um momento de reconhecimento da nossa EAJ, dos nossos colegas professores e professoras”, finaliza.

Outros estudantes e professores da EAJ-UFRN também se destacaram no Congresso. No PDVAgro, foram premiados: Job Alves da Rocha Neto Francisco Luciano de Oliveira com o trabalho Diagnóstico dos Resíduos Sólidos Gerados na Escola Agrícola de Jundiaí – UFRN na modalidade Pôster (Resumo Expandido), realizado com Ermelinda Maria Mota de Oliveira e Gualter Guenther Costa da Silva.

Outros trabalhos premiados foram Carreamento de Nutrientes do Solo Irrigado com Água Salina Mediante Fertilização Orgânica e Quantificação de Íons Tóxicos no Lixiviado do Solo Submetido a Adubação Orgânica e Irrigado com Água Salina, na modalidade Pôster (Resumo Expandido), ambos de Euler dos Santos Silva, Robson Alexsandro de Souza, Elizabeth Cristina Gurgel de Albuquerque Alves e Anne Carolinne Rodrigues Linhares.

O Programa Internacional Despertando Vocações promove diversos Congressos com a participação de profissionais das mais diversas áreas e de diferentes lugares como Argentina, Chile, Uruguai, México, Angola e Moçambique. O evento configura-se, a cada ano, como um espaço no qual são apresentadas as investigações em andamento nas áreas de Licenciaturas, Tecnologia, Inovação, Ciências Agrárias e Gestão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: