Educação

Provas do Enade serão aplicadas no dia 27 de novembro; estudantes formandos de 26 cursos farão o exame obrigatório

Os estudantes de cursos superiores que são avaliados neste ano pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 já podem fazer o cadastro de acesso ao sistema e o preenchimento do Questionário do Estudante, uma exigência para a realização da prova. Esse procedimento deve ser feito até a véspera da aplicação da prova, que acontecerá no dia 27 de novembro. O acesso ao sistema pode ser feito diretamente pelo site do Enade

O exame, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), tem o objetivo de mensurar a qualidade acadêmica dos cursos de graduação, através da avaliação do rendimento dos alunos concluintes. Ele analisa o conhecimento do aluno sobre os conteúdos curriculares de cada curso e sobre a atual realidade brasileira e mundial, além da forma como ele aplica esse conhecimento no dia-a-dia, através das competências e habilidades desenvolvidas ao longo da formação. 

A partir dos resultados das provas, e em combinação com outras avaliações, notas e conceitos são atribuídas a cada curso e a cada instituição. Quanto maior a participação dos alunos no Enade, e quanto melhor for o rendimento dos alunos nestas provas, há uma melhoria dos índices de qualidade acadêmica de cada curso e de cada instituição.
Neste ano, participam do Enade os alunos calouros e formandos de 26 cursos de bacharelado e superiores de tecnologia, vinculados ao terceiro ano do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A participação no exame é obrigatória e a eventual falta do aluno impede a conclusão do curso e a respectiva colação de grau e concessão do diploma. 

O questionário

De acordo com o Inep, o Questionário do Estudante é uma ferramenta pela qual o estudante responde a perguntas relacionadas a seu perfil, a aspectos de seu curso e de sua formação acadêmica, permitindo ao Instituto uma avaliação mais precisa da qualidade do ensino superior e das atuais condições de oferta dos cursos no país. 

O preenchimento deste questionário é requisito obrigatório para a realização do exame e, sem ele, o estudante não terá acesso ao endereço do local onde ele irá fazer a prova. A orientação é de que o questionário seja respondido exclusivamente pelo estudante, sem quaisquer manipulações, influências ou pressões de terceiros. As respostas serão acessadas exclusivamente pelo Inep e, mesmo assim, mantendo o sigilo da identidade dos participantes.

Os estudantes que irão participar do Enade já foram inscritos no sistema pelos coordenadores de cada curso. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: