Educação

Escola Agrícola de Jundiaí oferece vagas para o curso técnico em Gastronomia; inscrições serão realizadas até 26 de junho

As inscrições para o curso técnico em Gastronomia na modalidade subsequente estão abertas. O curso da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ-UFRN), é o mais recente da unidade e foi criado com a proposta de alinhar os elementos relacionados à produção de alimentos, contribuindo e investindo em áreas para o desenvolvimento sustentável da região, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva e procurando agregar o valor à produção local.  

Atualmente, o setor de gastronomia possui um ótimo desempenho em todo país, principalmente no Rio Grande do Norte, além disso, nos últimos anos tem aumentado a demanda de profissionais qualificados que atendam às exigências do setor de serviço. O curso com duração de um ano e meio, conta com aulas presenciais em período integral ou parcial que serão iniciadas no 2º semestre letivo de 2022, em 25 de agosto. 

O técnico em gastronomia dispõe de uma carga horária de 960 horas. Durante esse período são ofertadas as disciplinas de História, Cultura e Alimentação, Habilidades Básicas de Cozinha, Empreendedorismo, Noções de Nutrição, Higiene e Boas Práticas de Manipulação, Habilidades Básicas de Confeitaria e Panificação, Serviços de Alimentos e Bebidas, além de outras que tratam sobre noções básicas de informática e segurança e ética no trabalho. 

Em relação a isso, o coordenador do curso, Tarcísio Gonçalves, relata sobre o conhecimento produzido. “Os estudantes têm a oportunidade de estudar conteúdos sobre a gastronomia e sua interação com a cultura, meio ambiente, sociedade, turismo e tradição. As atividades de ensino, pesquisa, extensão, fomento ao empreendedorismo e inovação trabalham articuladamente para contribuir com a formação de um profissional cidadão”, ressaltou. 

Ademais, o curso técnico promove uma interação dos estudantes com toda a instituição afim de impulsionar o contato dos alunos com os recursos disponíveis e para uma maior visualização dos conteúdos discutidos em sala de aula. Um exemplo é a parceria com o Restaurante Universitário (RU) da EAJ, no qual oferece atividades práticas, estágio obrigatório e bolsas de apoio técnico para os discentes.

PROCESSO SELETIVO

As inscrições são gratuitas e serão realizadas no período de 30 de maio a 26 de junho de 2022, através do formulário disponível no site da Comperve (comperve.ufrn.br). O candidato deverá enviar o histórico do ensino médio com certificado de conclusão ou equivalente, apresentando as notas das disciplinas de Língua Portuguesa/Português e Matemática. 

A seleção será realizada por meio de análise do desempenho escolar em Língua Portuguesa/Português e Matemática ou disciplinas equivalentes cursadas durante o ensino médio, ou por meio de análise de Língua Portuguesa e Matemática, compostas no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou equivalente.

No total serão 130 vagas, sendo 30 para o curso de Gastronomia. Além disso, também está sendo ofertado vagas para os os cursos técnicos na modalidade subsequente em Agroindústria, Agropecuária e Aquicultura. O público-alvo são pessoas que já finalizaram o ensino médio e possuem certificado e histórico de conclusão.

A EAJ possui vagas reservadas pelas Leis de Cotas, e ofereces processos seletivos específicos e independentes para os Serviços de Assistência Estudantil (Residência Estudantil, Auxílio Moradia, Auxílio Transporte e Alimentação), de acordo com editais exclusivos a serem divulgados, posteriormente, na página oficial da EAJ. 

Para mais informações acesse o Edital (http://www.comperve.ufrn.br/),

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: