Cidade

Empinar pipas sem cuidados provocou 36 interrupções no fornecimento de energia em 2022; um deles registrado em Macaíba


A Neoenergia Cosern registrou, ao longo do ano passado, 36 ocorrências com pipas na rede elétrica em todas as regiões do Rio Grande do Norte (veja lista de municípios abaixo). O número é levemente maior que o tabulado pelo Centro de Operações Integradas (COI) da distribuidora em 2021: 34. Com as férias escolares a todo vapor, as brincadeiras com pipas estão de volta. Aparentemente inofensivas, elas podem trazer muitos riscos e só devem ser praticadas bem longe da rede elétrica.

“A principal orientação é de só soltar pipas longe da rede elétrica em lugares abertos, como praias e parques. Assim, são evitadas situações que podem levar a interrupções no fornecimento de energia e prejudicar diversas pessoas, além de representar risco de acidentes para a população”, alerta o gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Cosern, Valfrido Holanda.  

Quando atingem as redes, as pipas podem danificar os cabos, com risco de rompê-los ou comprometer o isolamento de alguns condutores. Outro problema é a possibilidade de danificar os transformadores, provocando curtos-circuitos, com o acionamento do sistema de proteção que interrompem o fornecimento de energia. O perigo pode aumentar ainda mais com o uso de materiais metálicos, bons condutores de eletricidade, ou cortantes para a confecção de pipas e rabiolas.  

No caso mais emblemático, registrado em 22 de abril do ano passado, a interrupção no fornecimento de energia elétrica provocada por uma pipa atingiu 10.115 clientes nos bairros das Quintas, Nordeste e Bom Pastor, na Zona Oeste de Natal.  Na ocasião, a Neoenergia Cosern restabeleceu o fornecimento para 4.715 clientes em menos de três minutos e para os outros 5.400, em uma hora e meia.

Orientações de segurança

Se a pipa ficar enroscada em cabos ou postes, ela não deve ser puxada sob nenhuma hipótese nem devem ser atirados materiais como pedras e cabos de vassouras para retirá-la. Isso pode provocar o rompimento dos cabos, causando interrupção no fornecimento, danos a rede e equipamentos e até mesmo choques elétricos;

A orientação da Neoenergia Cosern é de, nesses casos, entrar em contato imediatamente com a concessionária pelo telefone 116.

Nunca usar cerol  

O uso de cerol já é proibido por lei em várias cidades brasileiras. Apesar disso, seu uso continua fazendo vítimas. Para as redes elétricas, a substância também é fator de risco. 

“Por deixar a linha cortante, pode causar o rompimento dos cabos. Mesmo que no momento pareça que eles não foram danificados, com o tempo, isso pode acontecer e provocar quedas de energia ou até atingir alguém, que pode ser vítima de um choque elétrico”, adverte Valfrido Holanda, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Cosern. 

Cidades com ocorrências

Natal – 19

Mossoró – 4

Parnamirim – 3

Apodi, Caicó, Luiz Gomes, Macaíba, Parelhas, Pau dos Ferros, Pedra Grande, São Gonçalo do Amarante, São Miguel e Touros – 1 cada

Total: 36 ocorrências

Foto: Canindé Soares/Neoenergia Cosern/Divulgação

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.