Ciência

RN é contemplado e alunas da rede pública participam do Programa Futuras Cientistas; selecionadas cinco potiguares em 2023


Edição 2023 do projeto selecionou cinco alunas potiguares que vão atuar na pesquisa do desenvolvimento de alimentos sem glúten

Projeto bem-sucedido em outros estados brasileiros, o Programa Futuras Cientistas chega ao Rio Grande do Norte em 2023 e dará oportunidade para alunas do Ensino Médio vivenciarem uma imersão na área científica. As potiguares serão coordenadas pela professora e pesquisadora da Pós-graduação em Biotecnologia da Universidade Potiguar (PPGB/UnP), a Dra. Maria Aparecida Medeiros Maciel.

No território potiguar, a pesquisadora Maria Aparecida teve aprovada a pesquisa intitulada Utilização de Matéria Prima Regional para Gerar Produtos Nutricionais e dará a oportunidade de as estudantes terem um primeiro contato com o trabalho científico e suas etapas.

As cinco alunas potiguares do ensino médio selecionadas pela coordenação geral do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE) são Maria Eduarda de Almeida Bezerra, aluna da Escola Estadual Santos Dumont (Jardim Planalto, Parnamirim); Dandara Clarice Felix Targino & Letícia Nicole Ferreira de Araújo, alunas da Escola Estadual Dr. Antônio de Sousa (Parnamirim/RN) e Mariana Vitória Lima da Silva & Kelly Claire Alves Do Nascimento, alunas da Escola Estadual Professor Paulo Freire (Baía Formosa).

“Na pesquisa, novos produtos alimentícios isentos de glúten serão obtidos a partir da espécie Manihot esculenta Crantz (macaxeira), que foi escolhida por possuir elevado valor nutricional. A raiz deste alimento é a parte da planta mais utilizada e possui um alto teor de amido, com elevado valor energético (30% de carboidratos)”, detalha Maria Aparecida.

Alunas selecionadas cumprirão cronograma teórico e prático

No início do projeto, que começou na primeira semana de janeiro deste ano, as alunas tiveram encontros, na modalidade remota, em que também assistiram palestras e realizaram discussões. Esta fase foi importante para as alunas conhecerem o descritivo detalhado dos procedimentos experimentais do projeto.

Na fase prática, as alunas vão realizar análises destinadas à verificação da composição química dos insumos, valor alimentício e calórico, propriedades físicas, químicas, toxicológicas e sua ação no organismo. Esta fase é chamada de Análise Bromatológica e acontecerá nos laboratórios da UnP da Unidade Salgado Filho. As atividades práticas começaram nesta nesta quinta-feira (12) e seguem de 16 a 19 de janeiro, finalizando no dia 23 de janeiro.

Além da docente Maria Aparecida, a pesquisa conta com parceria de Rosildo da Silva (doutorando do PPGB-UnP), Ionne Martins Soares Dantas (mestranda do PPG-CTI-UFRN) e Dra. Amália Cínthia Meneses do Rêgo (Coordenadora do PPGB-UnP).

O Programa Futuras Cientistas é uma iniciativa do Cetene, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). “Esta oportunidade permitirá uma maior proximidade das participantes nas áreas das ciências, engenharia, matemática e tecnologia. Além de estreitar ainda mais os laços das universidades com as escolas”, destaca Maria Aparecida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: