Educação

Com início do ano letivo, crianças têm mais dificuldades em se adaptar ao espaço escolar

Especialista da área de educação dá dicas para famílias que vão passar por este momento delicado

Para muitas famílias, o início do ano pode ser bastante desafiador, tendo em vista que as crianças vão começar a vida escolar ou o retorno à escola após os meses de férias. Por se tratar de um período delicado e marcante, especialmente para as crianças menores, é importante observar como agir para facilitar o processo de adaptação.

Não há uma receita mágica para lidar com a situação. Cada criança é única e precisa ter os seus processos respeitados. De acordo com a coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora das Neves, Eufrásia Medeiros Lima, é muito importante que os pais transmitam segurança para o bebê ou criança, demonstrando confiança tanto com o ambiente quanto com a figura do professor e outros profissionais que cuidarão dela naquele espaço.

“É interessante que se converse com a criança sobre o espaço, apresente o local e as pessoas que lá trabalham de forma tranquila. Assim, é possível minimizar o desconforto da criança com as mudanças, seja por ser uma nova escola ou mesmo porque mudou de nível e, consequentemente, de professora”, explica Eufrásia.

Apesar de já estar inserida no ambiente escolar, a aluna do Nível 5 do Colégio das Neves, Maria Rita Figueira, e seus pais, Thaisa e Arthur Figueira, seguem uma rotina que facilita o processo de adaptação ano após ano. “Vamos juntos comprar o material escolar, a farda na escola e montamos a bolsa escolar com a participação dela em tudo”, comenta Thaisa.

“Em casa, etiquetamos os livros e cada lápis que ela vai usar, e ela fica encantada. Colocá-la como participante deste momento de preparação vai dando a ela a noção de que a escola é um espaço ao qual ela pertence. A cada nível que passa, a expectativa aumenta”, complementa a mãe de Maria Rita.

Além de ser muito importante, a presença e participação dos familiares é um dos aspectos que contribuem na fase de adaptação escolar. No Colégio das Neves, Eufrásia destaca que o ambiente e a equipe também colaboram para que haja sensação de acolhimento para os pequenos. 

“A escola se prepara com muito cuidado para recepcionar os alunos e suas famílias. Tudo precisa colaborar para que este seja um processo harmônico, desde a arrumação dos brinquedos, a decoração dos espaços, até as atividades desenvolvidas pelos docentes, que focam em facilitar o processo de adaptação”, detalha a educadora.

Início da vida escolar exige dedicação e presença familiar

No caso das crianças que vão começar a frequentar a escola pela primeira vez, alguns comportamentos são importantes. Os pais devem ficar no ambiente escolar nos primeiros dias e participar com os filhos das atividades iniciais, então gradativamente devem ir dando espaço para que a figura de referência ali seja a professora. 

“Na hora da despedida, não é interessante para a criança que os familiares saiam sem se despedir, ainda que seja difícil tanto para os pais quanto para as crianças, pois isso pode gerar insegurança e sensação de abandono, o que pode dificultar ainda mais este momento”, ressalta Eufrásia.

Com algum tempo, a criança passará a se acostumar com aquela rotina e com as pessoas. “A cada dia os choros diminuirão, a despedida será mais tranquila e você perceberá que seu filho está se adaptando, criando novos laços e ganhando autonomia”, finaliza a coordenadora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: