O fim do ciclo natalino acontece nesta sexta-feira, 6 de dezembro, dia dedicado na religião católica aos Santos Reis Magos. É nessa data que a maioria das famílias que tradicionalmente ornamentam residências e empreendimentos comerciais iniciam a desmontagem dos enfeites como árvores de natal, guirlandas e presépios. Por mais simples que pareça ser, esse processo requer cuidados. A Neoenergia Cosern lista algumas orientações de segurança que irão garantir maior vida útil aos ornamentos, principalmente os pisca-piscas, e reduzir o risco de acidentes.
“A segurança deve sempre ser priorizada no momento da desmontagem dos ornamentos natalinos. O correto manuseio e armazenamento desses itens ampliam sua vida útil, garantindo o uso em mais de um ciclo natalino e evita acidentes como choques elétricos, por exemplo”, destaca Júlio Machado, gerente de Segurança Corporativa da Neoenergia Cosern.
O ideal é que todo o processo de retirada dos itens da árvore de natal, principalmente aqueles conectados à energia, seja feito por um adulto. É imprescindível que ele esteja calçado, sem o corpo molhado e execute a retirada das luzes natalinas da tomada segurando o plug e não puxando pelo fio. O recomendado é que todos os itens utilizados na decoração sejam guardados em suas caixas originais.
Entretanto, caso essas caixas tenham sido descartadas, há outras formas fáceis de acondicionar os pisca-piscas. Sempre os guarde de forma organizada, sem deixar os fios entrelaçados. Para isso, recicle o tubo de papelão do papel toalha enrolando o pisca-pisca de maneira organizada e sem pressionar as lâmpadas. Outra dica importante é manter esses produtos longe da umidade, do calor excessivo e evitar exposição ao sol.