Macaíba

Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo é inaugurado em Macaíba; prefeito Emídio Júnior participa da cerimônia

O prefeito Emídio Jr. participou da cerimônia de inauguração do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), na última segunda-feira (26), na sede do local, em Macaíba. O Parque, que tem como foco a atuação em Energia (renováveis, petróleo e gás); Saúde e Indústria 4.0; abrigará empresas, startups e incubadoras a partir de 2023, está localizado próximo às sedes dos Institutos de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont (ISD) e Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), na comunidade Jundiaí.

Instalado em uma área de 100 hectares com uma estrutura física de 15 mil m2, o Parque homenageia o ilustre macaibense Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, criador dos balões “Bartolomeu de Gusmão”, em 1894 e do “Pax”, em 1902. No dia 12 de maio daquele ano, em Paris, em seu primeiro voo com o dirigível Pax, ao lado do mecânico francês Georges Sachet, Severo sofreu um acidente que ceifou sua vida e do mecânico.

O Chefe do Executivo Municipal destacou o significado do momento para Macaíba. “Manhã histórica, governadora. É uma gratidão imensa que sinto neste momento enquanto representante do povo do nosso município, representando o Poder Executivo, estar neste momento histórico. Momento este que a gente inaugura a primeira parte […] um passo fundamental e histórico para nosso município […] principalmente após os 120 anos de encantamento do mártir da aeronáutica Augusto Severo.”, declarou o prefeito.

A governadora Fátima Bezerra ressaltou a importância do espaço para o estado e o país. “O PAX, Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo, significa ao Rio Grande do Norte e ao Nordeste e ao Brasil, a gente reafirmar a nossa crença, a nossa fé no presente e no futuro. […] É um projeto imprescindível para o mundo que nós sonhamos, para o mundo que todos nós almejamos. Um mundo com prosperidade, com justiça social, com inclusão. E a gente sabe que a inovação, a ciência e a tecnologia são ferramentas essenciais de caráter estruturante para que a gente possa avançar nessa direção.”, afirmou a governadora. 

No evento estiveram presentes o vice-governador Antenor Roberto; o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, José Daniel Diniz Melo; o diretor-presidente do PAX, Olavo Bueno; a presidente do Conselho Administrativo do PAX, Ângela Paiva; secretários estaduais; os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico Auri Simplício e de Meio Ambiente e Urbanismo, Billy Jean Viturino; a vereadora Dadaia Ribeiro; prefeitos, estudantes, reitores, representantes de instituições parceiras do Parque e pesquisadores.

Texto: Tadeu de Oliveira

Foto: Edeilson Morais

com informação da Assecom-PMM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: