Emprego

Instituto Santos Dumunt abre processo seletivo para Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência

O Instituto Santos Dumont (ISD) abriu, nesta terça-feira (6/12), o processo seletivo para o Programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência (RESPCD), para ingresso no ano de 2023. São ofertadas 8 vagas, com bolsa trabalho no valor de R$ 4.106,09, voltadas para profissionais formados nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de dezembro, por meio de formulário eletrônico disponível no site do ISD

A seleção acontece em três etapas. A primeira, de caráter eliminatório e classificatório, é uma prova teórica objetiva, com exigências sobre o conteúdo disposto no edital. A segunda, de caráter classificatório, consiste em uma prova prática de avaliação de competências relacionadas à temática do cuidado à saúde da pessoa com deficiência. Por fim, o (a) candidato (a) será submetido à análise curricular, que atribui uma pontuação ao Currículo Lattes. Os itens avaliados nesta fase estão especificados no Quadro de Análise Curricular, no edital. 

As atividades da RESPCD são desenvolvidas nas duas unidades do ISD, em Macaíba (RN): o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS). Diariamente, o ISD oferece um transporte fretado, que faz o trajeto entre os municípios de Natal e Macaíba. 

O Programa de Residência do ISD agrega os âmbitos de ensino, pesquisa e extensão, com foco no fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Além do acesso ao ambiente de trabalho das linhas de cuidado do ISD, o (a) residente terá oportunidade de entrar em contato com as atividades e projetos de pesquisa desenvolvidos no Programa de Pós-graduação em Neuroengenharia do IIN-ELS. 

Atuação no CER ISD

Em 2021, o Ministério da Saúde reconheceu o ISD como Centro Especializado de Reabilitação IV, habilitando a atuação do Instituto na área da deficiência visual, para além das demandas atendidas posteriormente nas áreas de deficiência auditiva, física e intelectual. A atuação dos (as) residentes será centrada nas linhas de cuidado de Epilepsia (infantil e adulto); Parkinson; Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); Lesão Medular (infantil e adulto); Microcefalia; Deficiência Auditiva (infantil e adulto); Prematuridade; Reabilitação Visual e Bexiga Neurogênica. 

SOBRE O ISD

O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao MEC e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: