Cidade

Comunicação Social da Prefeitura lança documentário histórico sobre os 145 anos de emancipação política de Macaíba

De forma inédita, o setor de Comunicação da Prefeitura de Macaíba produziu um documentário sobre a história da cidade, que ao longo do tempo gerou tantos personagens importantes e primordiais à formação da sociedade potiguar. Intitulado “Macaíba 145 anos – da Vila Coité aos tempos atuais”, o material foi lançado e exibido pela primeira vez ao público na noite de ontem, quarta-feira (26/10) dentro da programação de aniversário de emancipação política do município.

A solenidade de lançamento foi realizada no Arco-Íris Recepções e contou com a presença do prefeito Emídio Jr., de vários vereadores, incluindo o presidente da Câmara Municipal, Denilson Gadelha, do deputado estadual Kleber Rodrigues, empresários, dentre os quais, o vice-presidente da Fecomércio-RN e presidente do Sindcomércio Macaíba, Luiz Lacerda, além de escritores, professores, músicos, funcionários públicos e populares em geral. Durante o evento, houve apresentação do cantor Henrique Costa (vocalista da banda cover da Legião Urbana no RN).

Com 22 minutos, o documentário resgata e valoriza a história do município que completa os seus 145 anos de emancipação política nesta quinta (27/10). Atualmente, a História de Macaíba é disciplina obrigatória na rede municipal de ensino, graças a um projeto de lei de autoria da vereadora Érika Emídio, aprovado por unanimidade na Câmara dos vereadores da cidade. Todos que atuaram na produção são macaibenses. Uma exposição com fotos históricas do município foi organizada no local da solenidade.

A produção traz à tona várias personalidades ilustres de diferentes épocas e setores de atuação como ex-prefeito Valério Mesquita, jornalista e escritor Osair Vasconcelos, empresário Luiz Lacerda, professor e teatrólogo Juscio Marcelino, além do próprio prefeito Emídio Jr., filho da terra, que fala sobre toda a importância que tem Macaíba dentro do contexto estadual. As histórias do segundo engenho da capitania, do empório Guarapes, de personagens como Henrique Castriciano, da poetisa Auta de Souza, Augusto Severo, macaibense patrono da Força Aérea Brasileira, do escritor Otacílio Alecrim e tantos outros filhos ilustres de Macaíba, são abordados no curta.

“Foi uma brilhante iniciativa. A produção ganhou ainda mais brilho quando apresentou personalidades ilustres, conhecidas por todos, como Augusto Severo, Alberto Maranhão, Tavares de Lira e Auta de Souza, a poetisa que elevou o nome de Macaíba, com poemas românticos, além de sua influência simbolista e de alto valor estético”, declarou o deputado Kleber Rodrigues. “o documentário relembra a história de Macaíba através da memória de historiadores, como o ex-deputado Valério Mesquita, o jornalista Osair Vasconcelos e o teatrólogo Júcio Marcelino”, complementou.

Sucesso

Um dia após seu lançamento, a essa produção já atinge alcance estadual, pois passou a ser incluída dentro da programação do canal oficial da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, com oito inserções diárias. O canal pode ser sintonizado na TV pelo número 36 (Cabo) e 50 (UHF). Hoje, será apresentado às 18h30. Sexta-Feira, às 14h30 e às 19h30. Sábado, às 08h e 16h. Domingo, 09h30, 15h e 21h40.

Além disso, o documentário será exibido nas escolas municipais públicas e privadas, e estará disponível diariamente para cópia na Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Macaíba para quaisquer interessados.

Com informação da Assecom-PMM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: