Ciência

Instituto Santos Dumont realiza evento de conscientização sobre o Dia Mundial da Espinha Bífida no Parque das Dunas

O Instituto Santos Dumont (ISD) realiza na próxima terça-feira, dia 25, um evento de conscientização sobre a espinha bífida, condição de malformação congênita que afeta a medula espinhal dos bebês. A ação é gratuita e acontece a partir das 14h, no Parque das Dunas. As atividades são direcionadas ao público em geral, que poderá conhecer mais sobre a espinha bífida, as possibilidades de tratamento e as pesquisas desenvolvidas acerca do tema no ISD a partir das informações compartilhadas em estandes interativos.

O evento reúne a equipe multiprofissional da linha de cuidado da lesão medular infanto-juvenil do Centro Especializado em Reabilitação (CER) do ISD, com seus preceptores, estudantes e pesquisadores, alunos do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e membros da Neurinho, associação que acolhe pais e crianças com doenças neurológicas. Os adolescentes atendidos pela linha de cuidado da lesão medular também participarão da iniciativa, protagonizando um momento de conversa a respeito da condição de saúde e dos desafios e conquistas do processo de inclusão. Estarão presentes, ainda, os educadores físicos do município de Macaíba que fazem parceria com o ISD por meio do Esporte Adaptado, linha de cuidado que insere a atividade física na vida de pessoas com deficiência. 

A preceptora fisioterapeuta e coordenadora do CER, Camila Simão, conta que a ação é uma importante oportunidade para disseminar conhecimento a respeito de uma condição pouco conhecida pela sociedade. “Com esse evento, pretendemos mostrar as potencialidades das pessoas com espinha bífida, que elas são capazes e que devem estar inseridas na comunidade. Entendemos que para romper as barreiras atitudinais, se faz necessário ter acesso a conhecimento. Por isso momentos como esse são tão importantes. Nossos profissionais, estudantes e usuários estão comprometidos a ajudar a vencer as barreiras do preconceito. É a bandeira que queremos levantar durante essa tarde”, comenta Camila. 

A espinha bífida

A espinha bífida é um conjunto de malformações congênitas que se desenvolvem no bebê nos primeiros dias da gravidez. Ocorre quando o fechamento dos arcos vertebrais que protegem a medula espinhal não acontece de forma adequada. Nos casos mais graves, como a mielomeningocele, ocorre a herniação de uma bolsa para fora da coluna vertebral contendo a medula e suas raízes nervosas, líquor e as meninges (que são as membranas que revestem o sistema nervoso). 

Essa condição leva a uma lesão medular com comprometimento da função motora e sensorial abaixo da lesão, bem como à uma alteração da função da bexiga e do intestino neurogênico. Geralmente apresenta associação com outra malformação no cérebro, que leva à hidrocefalia. O tratamento deve ser realizado por uma equipe multiprofissional e deve ocorrer o mais precocemente possível, a fim de promover a independência e o potencial de desenvolvimento da criança. 

O CER do ISD tem uma linha de cuidado específica voltada para a pessoa com espinha bífida. Para ter acesso aos serviços disponíveis, é preciso agendar a marcação para triagem por meio dos telefones 4042-0033/ 4042-0044

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: