Cidade

Instalação de antenas, TVs e aparelhos de som requer cuidados; serviço requer medidas de segurança junto à rede elétrica

Nova janela

O primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo do Catar 2022 será às 16h do dia 24 de novembro contra a Sérvia. Faltando menos de dois meses para a estreia da seleção, milhares de brasileiros se preparam para comprar televisores, antenas e aparelhos de som com maior qualidade. A instalação desses equipamentos em residências, bares, restaurantes e ambientes corporativos requer o cumprimento de medidas de segurança junto à rede elétrica para reduzir riscos de choque elétrico e morte, reforça a Neoenergia Cosern.

A revisão periódica da rede elétrica interna dos imóveis é imprescindível para a segurança dos moradores, principalmente quando se planeja a instalação de novos equipamentos eletrônicos. Os meses compreendidos entre a primavera e o verão brasileiros – setembro, outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro – são os mais quentes do ano. O calor pode afetar as instalações elétricas e, por isso, é importante que um profissional habilitado as inspecione periodicamente e promova a substituição dos condutores, quando necessária.

“É importante fazer a revisão periódica nas instalações elétricas das residências para que possamos evitar acidentes com pessoas e danos materiais. A condição dos equipamentos precisa ser vista. Se eles estão em bom funcionamento, não estão dando choque e se estão bem acondicionados. É importante verificar se uma tomada ou interruptor, por exemplo, está em uma parede molhada ou com infiltração para que se evite um choque”, destaca o engenheiro eletricista supervisor de Operações da Neoenergia Cosern, Daniel Burgos. 

O engenheiro eletricista da Neoenergia Cosern ressalta, também, que esse tipo de manutenção deve ser feita por um profissional treinado e habilitado para que não ocorram acidentes de nenhuma natureza. A identificação antecipada de possíveis problemas com a rede elétrica podem ser efetuada por esse profissional, que deve verificar o dimensionamento dos cabos, circuitos e se os condutores elétricos da residência estão de acordo com o que preconiza as normas regulamentadoras brasileiras. Caso sejam identificados elementos danificados ou incompatíveis com as novas demandas de consumo, devem ser prontamente trocados.

“A manutenção periódica da rede elétrica, além de manter a segurança em dia, evita um consumo exagerado na conta de energia. Há um acréscimo de até 10% quando as instalações são inadequadas, sem revisão, com aquecimento de cabos e risco de curto-circuito e sobrecarga de condutores”, frisa Daniel Burgos. 

Em cidades localizadas no litoral, próximas de salinas ou em áreas com atividades de mineração, a revisão da rede elétrica dos imóveis deve ser mais frequente. Além disso, para evitar perdas e gerar economia na conta de luz, as lâmpadas ineficientes devem ser trocadas pelas que utilizam a tecnologia de LED, com maior durabilidade, menor consumo de energia e menos agressiva ao meio ambiente.

Etapas da revisão elétrica, que só deve ser feita por profissional habilitado:

• Analisar o quadro de distribuição, com o objetivo de verificar a quantidade de circuitos e se estão dimensionados de forma adequada à demanda, além de verificar os terminais e possíveis falhas;

• Inspecionar todos os periféricos (cabos, tomadas e interruptores), para certificar que todos os equipamentos se encontrem em perfeitas condições de uso;

• Identificar os produtos a serem trocados, caso apresentem falhas e depreciações, realizar os reparos necessários;

• Testar todas as instalações e se certificar de que tudo se encontra de acordo com as normas ABNT NBR 5410 e ABNT NBR 14039, que regulam as ligações de baixa (até 1.000V) e média tensão (de 1.000V até 36.200V);

• Não instale antenas de TV próxima da rede elétrica. Na hora de fazer reparos nesse equipamento, é importante ficar atento para que ela não incline para o lado e toque na fiação – o que pode provocar choque elétrico.

• Se você vai reformar ou ampliar a sua residência, é importante providenciar um Alvará do órgão municipal responsável. O órgão deve verificar se essa reforma ou ampliação pode ser feita de maneira segura em diversos aspectos. Um deles é se, durante e depois da intervenção, o imóvel vai respeitar uma distância segura da rede elétrica. Esse cuidado previne a ocorrência de acidentes com os profissionais contratados quanto com os moradores.

• Redobre a atenção ao transportar escadas, subir em andaimes, fazer serviços de pintura, manusear vergalhões, barras de ferro e principalmente a régua metálica, um instrumento muito utilizado por pedreiros para nivelar paredes depois da aplicação do reboco. A proximidade e, em casos extremos, o contato com os fios pode provocar acidentes.

Continuamente, a Neoenergia Cosern divulga essas e outras orientações importantes de segurança com a rede elétrica, além de fazer campanhas permanentes junto às entidades da construção civil, lojas de material de construção, palestras em escolas e na comunidade. Para mais orientações, visite o site da Neoenergia Cosern (www.neoenergiacosern.com). Clique em “Sobre Nós” e depois em “Segurança”.

Foto: Neoenergia Cosern/Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: