Educação

Professora potiguar dá 5 dicas práticas de como organizar os estudos a menos de 2 meses para a realização do ENEM

O Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), prova que determina o ingresso nas universidades públicas no Brasil, acontecerá nos dias 13 e 20 de novembro. Com a chegada da data de aplicação das provas, alguns candidatos podem se sentir perdidos nesta reta final de estudos por não saberem qual a melhor forma de estudar ou revisar os principais conteúdos do exame. Para que estes últimos momentos de estudo sejam efetivos para a aprendizagem do estudante, a estudiosa em metodologias educacionais ativas, Flora Assaf, afirma que planejamento, rotina de estudos e metas de aprendizagem são passos essenciais a serem utilizados pelos candidatos que almejam um bom desempenho.

“O Enem é uma prova que o candidato precisa de estratégia para realizá-la desde o momento de preparação até a execução no dia do exame”, afirma Flora Assaf, diretora pedagógica da Kaizen, empresa potiguar de mentoria educacional. Ela explica que a menos de dois meses para a prova, o tempo de estudos é reduzido, então o ideal é que o estudante observe a sua jornada ao longo de todo o ano, analise tudo o que foi aprendido e compreenda quais são os conteúdos que ainda precisam de um pouco mais de atenção. 
“Os assuntos que o candidato tem mais dificuldade e também os que possuem uma alta taxa de recorrência, ou seja, aparecem no Enem em muitas edições, são os melhores conteúdos para o estudante direcionar o foco”, afirma a diretora pedagógica.

Flora ressalta ainda que metas de aprendizagem também são muito importantes para o desenvolvimento intelectual dos estudantes, porém muitas vezes não são realizadas. “Não estamos falando de anotar apenas o conteúdo da área que irá estudar, mas sim as especificidades do assunto, os capítulos do livro ou material que devem ser lidos, a quantidade de questões que devem ser feitas. Sistematizar as tarefas detalhadamente irão trazer parâmetros para que o estudante possa ter noção do seu desempenho e ter a tranquilidade de entender que está fazendo a sua parte como candidato, já que está cumprindo todas as suas metas de aprendizagem” explica a diretora pedagógica.

Dicas

Para que o candidato compreenda de modo prático como deve ser a sua atuação nesta reta final de estudos, a estudiosa em metodologias ativas traçou um panorama de 5 passos úteis para garantir bons resultados no Enem:

1. Consulte a página da universidade para saber o peso de cada área: Você precisa saber o curso e universidade que deseja ingressar para então entender quais são os pesos específicos da sua faculdade, quais são as áreas em que precisa de uma pontuação maior e, consequentemente, dar mais atenção aos conteúdos destas áreas de conhecimento.

2. Liste os conteúdos e assinale o que já foi visto, o que não foi visto e o que já foi visto mas ainda resta dúvida: Entenda quais são os conteúdos que ainda tem dificuldade e precisam de maior atenção. Foque nesses assuntos treinando a resolução das questões para compreendê-los na prática.

3. Monte um cronograma de estudos para a reta final: em um calendário ou planner, aloque o dia e a hora em que cada matéria será estudada, de preferência já indicando o material que vai usar (assim se reduz o tempo de setup e se aproveita melhor o horário de estudo).

4. Priorize: o tempo de estudos até a data do Enem é curto, então esteja ciente de que não há tempo hábil para estudar tudo que é necessário. Por isso, busque a lista de incidência de conteúdos, utilize-a para saber que conteúdo é prioridade e selecione os assuntos que têm maior recorrência na prova para estudar.

5. Faça simulados e preste atenção nos seus erros: É importante analisar quais questões você errou, ver qual a incidência do assunto na prova e estudar o conteúdo novamente, para não repetir o mesmo erro no ENEM.

6. Cumpra o que planejou e cuide da sua saúde mental: nessa reta final, não tem como fugir do nervosismo. É importante garantir que sua rotina tenha momentos de descanso e lazer, para que se diminua o nível de estresse e, consequentemente, aumente a sua capacidade cognitiva de absorver os conteúdos estudados.

Sobre a Kaizen
A Kaizen Mentoria Educacional é uma empresa potiguar gerida pelos engenheiros civis Victor Cornetta e Gustavo Peralba. A empresa aplica um método de estudos que une planejamento pessoal personalizado e postura ativa em sala de aula. O objetivo é ensinar o aluno a estudar da melhor forma, para que ele tenha alto desempenho escolar e em processos seletivos como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: