Educação

Aplicativos recomendados para o estudante EaD; atividades ficam mais organizadas e ato de estudar se torna dinâmico e interativo

É fato que a tecnologia tem facilitado a vida das pessoas em diversos sentidos. Hoje, é possível encontrar apps com uma grande variedade de funções. Na Educação não é diferente. Com o celular em mãos, o aluno desenvolve atividades que antes exigiam muito mais tempo. O Ensino a Distância (EAD) é prova disso, já que a tecnologia está sempre presente. Entretanto, com o incremento de aplicativos e ferramentas, o ensino se torna ainda mais proveitoso.

De acordo com o professor adjunto Cassius Gomes de Oliveira, da Universidade Tiradentes (Unit), ter disciplina e uma rotina de estudos são fundamentais e que o uso de ferramentas é uma grande vantagem para os alunos do EAD. “Além da disciplina e da rotina de estudos, este aluno precisa de ferramentas que o ajudem na organização de seus estudos fazendo com que ele esteja cumprindo todos os prazos de entrega de atividades solicitadas no curso EAD”, afirma.
Com o objetivo de ajudar tanto na organização dos estudos quanto no próprio ganho de aprendizagem, o professor recomenda nove aplicativos que vão auxiliar na melhoria do desempenho durante a graduação.

Confira a seguir: Lucidchart:  O Lucidchart é uma maneira simples de explicar processos complexos com organizadores gráficos, mapas mentais e mapas conceituais

Khan Academy: O aplicativo aborda assuntos como matemática, ciência, computação, história, história da arte, economia e muito mais, inclusive conteúdo do Ensino Fundamental e Médio e preparação para testes (SAT, Práxis, LSAT). O foco é o domínio de habilidades para ajudar os alunos a estabelecerem bases sólidas, de maneira a não limitar o aprendizado subsequente.

Geogebra: é um software de matemática dinâmica gratuito e multiplataforma para todos os níveis de ensino, que combina geometria, álgebra, tabelas, gráficos, estatística e cálculo numa única aplicação. Tem recebido vários prêmios na Europa e EUA.

Com o Google Drive também é possível gerenciar todos os dispositivos do Google em um só lugar, possibilitando, assim, que o estudante veja os seus arquivos de maneira fácil e rápida. Por também possuir armazenamento na nuvem, o Google Drive permite que seu conteúdo seja acessado de qualquer lugar,

O Trello é a ferramenta visual que possibilita um monitoramento claro de todas as tarefas a serem realizadas. Permite a adição de arquivos, checklists ou até mesmo automação.

Realcalc: É um aplicativo para Android que permite realizar diversos cálculos, incluindo os mais complexos. Com um layout que se assemelha às calculadoras científicas tradicionais, o programa consegue ser completo e, ao mesmo tempo, fácil de usar.

Google Keep: pode ser acessado pelo computador ou, ainda, por celular ou tablet. Nesse app, é possível criar listas, notas, desenhos e gravações de voz que são armazenados na nuvem e podem ser acessadas de qualquer lugar pela sua conta Google. O aplicativo também tem uma opção de widget, que são os ícones que podem ser fixados na tela inicial do celular. Então, o estudante pode deixar os recados mais importantes fixados em sua tela para checá-los logo que abrir o smartphone.

Easybib: ajuda o estudante que precisa usar uma citação de um livro, mas não sabe qual é a bibliografia exata. Para isso, basta digitar o nome do livro ou procurar seu código de barras para ter todas informações necessárias para a bibliografia, como nome do autor, ano de publicação e editora.

Symbolab: um app para iPhone (iOS) e Android que permite fazer cálculos matemáticos diretamente pelo celular. O aplicativo cobre diversas funções, de problemas de Álgebra a questões de Trigonometria e Estatística.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: