Cidadania

Projeto leva cidadania e educação jurídica a alunos da rede pública do Rio Grande do Norte

Educa Mais é protagonizado por estudantes de Direito, Psicologia e Serviço Social

É fundamental que os jovens tenham noções básicas de seus direitos e deveres como instrumento de emancipação e exercício da cidadania. No Rio Grande do Norte, alunos de escolas públicas contam com o Educa Mais, projeto de extensão universitária da Universidade Potiguar (UnP) protagonizado por estudantes dos cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social. A iniciativa leva conhecimento jurídico e facilita a consolidação de conceitos básicos da área.

Dentro da proposta, nesta segunda-feira (4) e nos próximos dias 11 e 18 de julho, o Educa Mais chega ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) de Ceará-Mirim. Serão três encontros presenciais com estudantes do Ensino Médio.

Neles, serão abordados temas das áreas dos Direitos Humanos, com foco na violência contra a mulher; do Direito Constitucional, com ênfase nos direitos sociais; e do Direito Eleitoral, com gancho nas eleições, com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

“Essa é uma forma de exercitarmos o aprendizado e a cidadania para além dos muros da universidade. O conhecimento é um direito de todos”, ressalta a professora e coordenadora do projeto, Ana Marília Dutra.

Experiência

Membro do Educa Mais, o estudante de Direito da UnP Erik Ribeiro comenta que o projeto estimula o pluralismo de ideias e debates importantes da sociedade.

“Costumamos pensar que a escola não prepara os jovens para os problemas práticos da nossa sociedade. Por isso, o projeto se comunica de forma lúdica, escutando as ideias, paixões e expectativas para o futuro. Assim, proporcionamos um espaço seguro para compartilhamento de vivências”, conta o futuro advogado. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: