Ciência

Pesquisadores desenvolvem dispositivo que promete reduzir mortes em vítimas de acidente automobilístico

O “Instrumento de Drenagem Torácica com Válvula” trata quadro de pneumotórax hipertensivo ainda no ambiente pré-hospitalar

Uma nova tecnologia desenvolvida no Rio Grande do Norte promete reduzir mortes em acidentes automobilísticos. O “instrumento de drenagem torácica com válvula”, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Potiguar (PPGB-UnP), agiliza o tratamento do quadro de pneumotórax hipertensivo, que costuma levar ao óbito vítimas de acidentes automobilísticos.

O pneumotórax hipertensivo reside em um acúmulo de ar que comprime os pulmões, causando insuficiência respiratória e, muitas vezes, óbito. A principal vantagem da inovação é a praticidade do tratamento da condição em ambiente pré-hospitalar, uma vez que, por meio de sinal sonoro, o grau de resolução do quadro é indicado ao médico socorrista.

As etapas de ideação, modelagem e prototipagem foram conduzidas pelo cirurgião torácico e doutorando do PPGB – UnP, Hylas Ferreira, e pelos professores Irami Araújo Filho e Francisco Irochima.

“Foi desenvolvido um produto minimamente viável para a validação do conceito, utilizando processos sofisticados de impressão 3D associados a outros métodos inovadores. Assim, chegamos a uma solução prática que conta com um sinal sonoro que indica ao médico socorrista o grau de resolução do pneumotórax. É um procedimento que pode ser feito ainda no ambiente pré-hospitalar”, explica Hylas Ferreira.

A próxima etapa do projeto será a busca por parceiros para melhorias industriais e comercialização, oferecendo ao mercado um dispositivo capaz de salvar vidas. “Buscamos transformar problemas reais da sociedade em soluções inovadoras e acessíveis”, destaca Irami Araújo Filho. Já Francisco Irochima comemora: “Esse é o verdadeiro papel da universidade. É isso que trabalhamos no nosso programa”.

Sobre a Universidade Potiguar – UnP

A UnP é a única universidade privada do Estado do Rio Grande do Norte. Com 40 anos de atividades, possui milhares de alunos entre os campi em Natal e Mossoró, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação e educação a distância, com polos em diversas cidades do país, além de cursos técnicos. Como formadora de profissionais, a instituição tem compromisso com a cidadania, consubstanciada nos valores éticos, sociais, culturais e profissionais. Este propósito direciona o desenvolvimento e a prática de seu projeto institucional e dos projetos pedagógicos dos cursos que oferece para a comunidade. Para mais informações: www.unp.br.

Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de ‘Transformar o Brasil pela Educação’, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 310 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 400 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima. Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: