Evento

Macaíba realiza programação especial para celebrar os 120 anos de encantamento de Augusto Severo

O município de Macaíba terá uma programação especial alusiva aos 120 anos de encantamento de seu mais ilustre filho, Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, ocorrido na data de 12 de maio de 1902, após um acidente com o Dirigível Balão Pax, na França, continente europeu.

A programação celebrativo terá início logo nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (12), com uma missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Após em seguida, haverá um cortejo cultural com artistas e manifestações folclóricas partindo da igreja em direção à Praça Augusto Severo, “Praça do M”.

Em seguida, partirá a Caminhada para o Centro Histórico de Macaíba, conduzida por um artista caracterizado de Augusto Severo. Por fim, será celebrada uma solenidade de encerramento na Praça da Saudade, no bairro Alfredo Mesquita.

Ainda neste mês de maio, mais precisamente no dia 30, haverá a exposição: Augusto Severo 120 anos depois, com fotografias e objetos pertencentes a Augusto Severo e seus familiares, com abertura no horário das 18h. Na sequência, às 19h, uma sessão solene da Academia Macaibense de Letras. O local desses eventos será o Centro de Convivência Pax Club.

A programação é realizada pela Prefeitura, mediante a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a Academia Macaibense de Letras.

Augusto Severo

O aeronauta Augusto Severo de Albuquerque Maranhão nasceu em Macaíba no dia 11 de janeiro de 1864. O macaibense destacou-se também em outras atividades como a política e o jornalismo. Em 1892, ainda como deputado, iniciou um dos seus mais ousados projetos: o dirigível Potiguarânia e, em seguida, no ano de 1894, o Bartholomeu de Gusmão.

Poucos anos depois, surpreendendo o mundo, o inventor macaibense construiu uma aeronave revolucionária: o Dirigível Pax. Devido a problemas técnicos, o dirigível se partiu no ar no seu primeiro teste sem as amarras, no dia 12 de maio de 1902, na cidade de Paris, na França, após uma explosão. Acidente trágico que resultou no falecimento de Augusto Severo e do mecânico da aeronave, Georges Saché.

Assecom-PMM

Governo do Rio Grande do Norte faz solenidade na Rampa, em Santos Reis

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte realiza nesta quinta-feira (12), às 15h, no Complexo Cultural Rampa, no bairro de Santos Reis, solenidade em homenagem a Augusto Severo, alusiva aos 120 anos de encantamento desse norte-rio-grandense e expoente da aviação mundial.        

A homenagem a Augusto Severo contará com a presença da governadora Fátima Bezerra e se liga à curadoria da ocupação artística do projeto “Rampa – arte museu paisagem” devido à relevância de seu nome para a história da aviação mundial. O “voar” será um dos temas abordados pela curadoria deste espaço cultural, que historicamente serviu como base aérea de hidroaviões antes e durante a Segunda Guerra Mundial. 

O evento vai contar também com o lançamento do livro “Augusto Severo: o homem que sonhou voar”, da editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN), e tem apoio do projeto “Rampa – arte museu paisagem”.

Augusto Severo de Albuquerque Maranhão nasceu em Macaíba (RN) em 11 de janeiro de 1864. Inventor e aeronauta de relevância internacional, faleceu no dia 12 de maio de 1902, em Paris, a bordo do Pax [dirigível] minutos após o início do voo experimental.

SERVIÇO

O QUE: Cerimônia de celebração aos 120 anos de encantamento de Augusto Severo

QUANDO: quinta-feira (12), às 15h

ONDE: Complexo Cultural Rampa – Rua Cel. Flamínio, 1 – Santos Reis, Natal–

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: