Educação

Programa de reciclagem de instrumentos de escrita vai premiar escolas públicas com material escolar

O consumo excessivo de materiais feitos de plástico é uma das causas da poluição, e quando descartados de forma errada, o lixo acaba indo parar em aterros, lixões, nos rios e, até mesmo, nos oceanos. Pensando nesse cenário, a TerraCycle, líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade, se juntou à Faber-Castell e mantém o programa de coleta de reciclagem de instrumentos de escrita, que tem como objetivo garantir uma destinação ambientalmente adequada destes materiais.
 

“Sabemos que a natureza oferece ao ser humano elementos essenciais para a vida na terra, como água, alimento, energia, ar puro, solos férteis e florestas cheias de biodiversidade. Esses recursos podem existir sozinhos, mas nós dependemos deles para a nossa existência. Apesar de termos consciência sobre a importância da preservação da natureza, na correria do dia a dia, às vezes, nos esquecemos dos impactos que nossos atos causam ao planeta. Por isso, ações como essa se fazem necessárias para amenizar esses impactos”, afirma Renata Rossgestora de Marketing e Relacionamento na TerraCycle.
 

O compromisso com a sustentabilidade ultrapassa as fronteiras da atuação empresarial da Faber-Castell. A parceria de mais de 9 anos com a TerraCycle já gerou ótimas iniciativas, capazes de impactar e inspirar outras empresas e consumidores a fazerem a sua parte social e ambiental. Até o ano de 2020, a parceria com a TerraCycle atingiu a marca de 2 milhões de unidades de itens encaminhados para reciclagem.
 

Com a parceria, o programa recolhe canetas, canetinhas, marca textos, e marcadores usados, feitos de plásticos, podendo ser de diferentes marcas. O material recebido é moído e transformado em grãos para que, no futuro, virem vasos de plantas, lixeiras, pás de lixo, entre outros produtos. Afinal, é importante eliminar a ideia de lixo por meio da reciclagem e da reutilização. Em Fevereiro foi lançado o Concurso Faxina nos Armários, para incentivar ainda mais a destinação correta desses materiais. Saiba mais no vídeo divulgado pela TerraCycle, acesse aqui.

Para participar e contribuir, basta entrar no site da TerraCycle, se cadastrar e se inscrever no programa da Faber-Castell, o passo a passo é muito simples e totalmente gratuito. Após seguir as instruções, você estará apto para montar o seu time e começar a coletar os itens que não utiliza mais. Quando a sua caixa atingir o peso mínimo, entre no seu perfil e imprima a etiqueta pré-paga, desta forma, você conseguirá enviar os produtos recicláveis de qualquer agência dos Correios.
 

A cada unidade enviada, o seu time receberá pontos, que podem ser convertidos em doações em dinheiro para escolas públicas e instituições sem fins lucrativos. Todas as remessas recebidas até 16 de Maio serão consideradas para o Concurso Faxina nos Armários e o participante que enviar a maior quantidade de materiais poderá indicar uma escola pública para receber 1 ano de material escolar além de doações em dinheiro. Todas as informações do concurso estão disponíveis neste link.

Que tal participar, vamos nessa?

Sobre a TerraCycle

Com atuação em 21 países, a TerraCycle é líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade. Suas operações já transformaram mais de 7,7 bilhões de embalagens em matéria-prima para geração de novos produtos. A TerraCycle engaja globalmente mais de 200 milhões de pessoas e já doou cerca de US$45 milhões para escolas públicas e instituições sem fins lucrativos.


No Brasil, a entidade atua por meio de Programas Nacionais de Reciclagem em parceria com instituições e consumidores, cujo propósito é oferecer o descarte correto de embalagens e produtos complexos, que podem ser enviados de forma gratuita pelas agências dos Correios e, ainda, apoiar entidades sociais e escolas públicas.

Sobre a Faber-Castell

Fundada em 1761, na Alemanha, a Faber-Castell é líder mundial na produção de EcoLápis — lápis fabricado a partir de madeira de reflorestamento. O Brasil, onde está presente desde 1930, representa a maior operação mundial da companhia, que mantém três fábricas locais e 10 mil hectares de florestas cultivadas no país, que garantem matéria-prima para até 2 bilhões de lápis produzidos por ano e absorvem 900 mil toneladas de CO2 da atmosfera, compensando a pegada de carbono das plantas de produção da marca em todo o mundo. O que reforça a atuação transparente e sustentável da empresa nos aspectos social, ambiental e econômico.

Com produtos distribuídos em milhares de pontos de vendas do varejo no Brasil e exportação para mais de 20 países, a Faber-Castell Brasil se destaca pela combinação única da tradição e qualidade de seus produtos e serviços, que há décadas servem como ferramentas para despertar a criatividade na vida das pessoas. A empresa mantém um vasto portfólio de instrumentos de escrita escolares, artísticos e profissionais incluindo: EcoLápis de cor e grafite, canetinhas hidrográficas, canetas esferográficas, apontadores, borrachas, lapiseiras, kits criativos, além de uma linha de luxo. Por meio da área de Inovação e Novos Negócios no país, a companhia também tem expandido sua atuação e buscado novas formas de incentivar a criatividade dos brasileiros, a partir de iniciativas como o Programa de Aprendizagem Criativa nas escolas, a plataforma Hora da Invenção e os investimentos em startups com foco em educação, a partir da área de Corporate Ventures Capital.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: