Sepultamento

Macau: Vicente Camilo de Oliveira morre aos 98 anos; vanguardista e talentoso na produção de sal marinho no Rio Grande do Norte

Morreu, aos 98 anos de idade, Vicente Camilo de Oliveira, um dos vanguardistas da produção de sal em Macau. Seu corpo será sepultado no final da tarde desta quarta-feira (6) no Cemitério Vila Memorial, zona norte de Natal.

Insuficiência cardíaca, estenose aórtica e insuficiência renal crônica foram a causa morte de seu Vicente, que partiu às 7h30 da manhã de hoje, 5 de abril, no Hospital Promater, em Natal.

A cerimônia de despedida acontece Centro de Velório da Zona Norte, com missa de corpo presente às 14h, na quarta-feira (6). O sepultamento será no Cemitério Vila Memorial, em Extremoz, após a celebração.

Arte salineira e paixão pela música

Exímio instrumentista, Seu Vicente era um apaixonado por letras e canções populares. Dias antes de sua morte, ele pediu um “cavaquinho” para tocar na UTI do hospital.

Seu Vicente dominava quase todos os instrumentos de corda e, com muita habilidade, preservava com todo carinho um violão e discos de antigos cantores da Música Popular Brasileira, como Altemar Dutra, Agnaldo Timóteo, Núbia Lafayette e mais ainda diversos amigos e amigas seresteiros da Rua do Cruzeiro, em Macau.

Seu Vicente Camilo foi um dos vanguardistas na exploração e apaixonado pela produção do sal marinho pela CCN – Companhia Comércio e Navegação, em Macau (RN).

No livro “Água de Grau: Macau que ainda se busca”, do jornalista e escritor Tadeu Oliveira, ele foi personagem e fonte informação sobre a labuta diária dos trabalhadores e empreendedores da região salineira potiguar.

“Meu trabalho na produção de sal era um prazer, eu fazia o que gostava. Eu atuava na área de vaporização, acompanhando toda produção de sala entre Macau, Grossos e Areia Branca”, disse Vicente em passagem registrada pela publicação.

Seu Vicente também expressou seu amor pela cidade que acolheu registrada para sempre nas páginas do livro. “Tudo de bom que consegui na vida foi em Macau: minha esposa, minha família, meus filhos, minha bicicleta, meu violão”, relembrou.

Família

Vicente Camilo de Oliveira foi casado com Alice Vieira de Oliveira (falecida em novembro de 2018). Ele deixa 10 filhos: José Flavio de Oliveira, Maria Francisca de Oliveira, Francisco Assis de Oliveira (memória), Rita de Jesus de Cássia, Domingos Sávio de Oliveira, Antônio Cícero de Oliveira, Tadeu Oliveira, Joana D`arc, Maria Gorete, Maria da Conceição e uma de criação: Maria do Socorro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: