Saúde

Vacina da gripe: SBGG reforça importância da imunização contra Influenza e Covid-19; doses podem ser aplicadas no mesmo dia

Segundo Nota Técnica do Ministério da Saúde, idosos poderão tomar a vacina contra a Influenza no mesmo dia que a quarta dose da vacina contra a Covid-19
 

A campanha de vacinação contra a Influenza (popularmente conhecida como vacina da gripe) está prevista para iniciar oficialmente em 4 de abril. Este ano, porém, há uma peculiaridade. A vacina contra a Influenza poderá ser concomitante à aplicação da segunda dose de reforço (ou quarta dose) da vacina contra a Covid-19, neste momento indicada para todas as pessoas com 80 anos de idade ou mais.

A vacina contra a Influenza, a ser aplicada nas Unidades Municipais de Saúde, é trivalente e composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados de gripe no final do ano passado. Já a quarta dose contra a Covid-19, está disponível desde a segunda quinzena de março e é especialmente importante para pessoas idosas e imunossuprimidas. No entanto, vale ressaltar que a taxa de imunização com a terceira dose ainda é baixa em algumas localidades.
 

Na Nota Técnica Nº 1203/2021, o Ministério da Saúde atualizou as recomendações da aplicação das vacinas contra a Covid-19. Estas poderão ser administradas, de maneira simultânea, com as demais vacinas ou em qualquer intervalo. “Para quem tem dúvidas se pode tomar as duas vacinas juntas, o Ministério da Saúde, por meio da Nota Técnica, afirma que sim. A única observação é que cada vacina deve ser administrada em um grupo muscular diferente”, explica o Dr. Paulo Villas Boas, membro da Comissão de Imunização da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

Assim, segundo a Nota Técnica, caso seja necessário, é possível a administração de mais de uma vacina em um mesmo grupo muscular, respeitando-se a distância de 2,5 cm entre uma vacina e outra, para permitir diferenciar eventuais eventos adversos locais.

A SBGG vem chamando a atenção para a baixa taxa de imunização entre as pessoas idosas. Atualmente, mais de um terço do público acima dos 80 anos de idade não tomou sequer a terceira dose, sendo que o período a ser respeitado entre a terceira e a quarta dose deve ser de quatro meses.
 

“É de suma importância que a população idosa esteja com o calendário vacinal atualizado. Quem ainda não tomou a terceira dose da vacina contra a Covid deve regularizar a situação o quanto antes e ficar atento para saber quando estará disponível a vacina contra a gripe em seu município. A Comissão de Imunização da SBGG reforça que, entre as medidas mais efetivas na prevenção da Covid-19 e da Influenza, está a aplicação de todas as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde”, alerta o Dr. Paulo Villas Boas.

A presidente da SBGG, Dra. Ivete Berkenbrock, ainda reforça uma outra recomendação da entidade: “Apesar das orientações de flexibilização, recomendamos, por ora, a manutenção do uso de máscaras para pessoas idosas, mesmo com esquema vacinal completo e, em especial, para aquelas não vacinadas ou com esquema incompleto de vacinação, principalmente em ambientes fechados e, especialmente, em estabelecimentos de saúde, bem como evitar aglomerações sempre que possível”, finaliza a presidente da SBGG.

Sobre a SBGG

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), fundada em 16 de maio de 1961, é uma associação civil sem fins lucrativos que tem como principal objetivo congregar médicos e outros profissionais de nível superior que se interessem pela Geriatria e Gerontologia, estimulando e apoiando o desenvolvimento e a divulgação do conhecimento científico na área do envelhecimento. Além disso, visa promover o aprimoramento e a capacitação permanente dos seus associados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: