Economia

Programa que qualifica empresas potiguares para exportação é estendido até setembro e abre seleção

PEIEX-RN atenderá mais 36 empresas em todo o Estado a partir de parceria entre Universidade Potiguar e Apex-Brasil

Donos de micro, pequenas e médias empresas potiguares têm mais uma oportunidade de se beneficiar com o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) que estendeu as atividades no Rio Grande do Norte até setembro para 36 novos participantes. A iniciativa qualifica negócios, de diferentes segmentos, para exportação de maneira planejada, segura e sustentável. Todas receberão treinamento e assessoria gratuitos para iniciar o processo de exportação.

Outra novidade é a ampliação da atuação do Programa que vai atender todos os municípios e não apenas aqueles que estavam no raio de proximidade de seus três escritórios em Natal, Mossoró e Caicó. O PEIEX é desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e, no RN, tem a Universidade Potiguar (UnP) como parceira, por meio de seu Núcleo de Práticas e Negócios (NPN).

Os empreendedores podem demonstrar interesse pelo e-mail monitor.natal@apexbrasil.com.br ou preencher o formulário on-line através do link bit.ly/peiexrn2022. Na sequência, técnicos do Programa entrarão em contato para detalhar os próximos passos. A agenda de eventos e outras atividades ligadas ao PEIEX serão divulgadas nas redes sociais (@peiex.rn) e no site www.unp.br/peiex.

Critérios para participar

O negócio deve ter CNPJ ativo, pouca ou nenhuma experiência com exportação, grande potencial exportador, cujos produtos e serviços apresentem brasilidade, ou seja, características nacionais que os tornem atraentes, competitivos em nível internacional e possam atender às demandas globais.

Após a seleção, os empresários passarão por um treinamento especializado, dentro de um plano de trabalho com metodologia exclusiva da Apex-Brasil. Ao fim do atendimento, os CEOs receberão um plano de exportação único para a sua empresa, focado em um produto específico para um mercado predeterminado, com conhecimentos práticos, que podem ser postos em operação de modo a obter resultados em curto e médio prazo.

Destaque nacional

No Rio Grande do Norte, é a segunda vez que o PEIEX está em execução. Em ambas as fases, ele se deu em parceria com a UnP, por ser considerada a instituição do Estado que melhor atende às demandas da Apex-Brasil, tendo tradição, influência e capilaridade em todo o território potiguar.

De acordo com o monitor do PEIEX-RN, João Costa, o projeto tinha como objetivo inicial qualificar 150 empresas entre março de 2020 e março de 2022, atendendo todas elas três meses antes do encerramento do projeto. Mais de 20% das empresas atendidas já iniciaram o processo de exportação, colocando o núcleo RN como um dos mais competitivos do país.

“Devido aos resultados excepcionais do núcleo, houve um aditamento do convênio”, detalha o monitor, que além de docente da UnP possui expertise a partir do MBA em International Business pela Cardiff Metropolitan University, no Reino Unido, e mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de negócios e gestão de projetos na Europa, EUA e Ásia.

Ele também explica que, agora, o programa entra no período de “tiro curto”, com seis meses para dar continuidade às atividades. “Além do atendimento, iremos dar continuidade à produção de pesquisa e extensão acadêmica e finalizar a agenda de eventos para esse período, que incluirá treinamentos e capacitações presenciais para as empresas e estudantes”, recomenda João Costa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: