Ciência

Representantes do Governo do Estado conhecem estrutura do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo em Macaíba

Representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec-RN), Defesa Civil estadual e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) visitaram o prédio que abrigará o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), em Macaíba, nesta segunda-feira (21). O objetivo da visita foi conhecer a área de 15 mil metros quadrados que irá abrigar o complexo tecnológico sustentável que pretende unir ciência, inovação e indústria no Rio Grande do Norte, e pensar parcerias para melhorar aspectos relacionados à infraestrutura e funcionamento do empreendimento. A comitiva conheceu, também, a sede do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), uma das unidades do Instituto Santos Dumont (ISD), localizado no terreno vizinho ao PAX. O ISD é uma das instituições parceiras na implementação do projeto, que abrigará soluções integradas nas áreas de Saúde, Energias Renováveis e Indústria 4.0.

“Tive a oportunidade de ver o sonho que é o ISD nascer e, naquela época, muitos não acreditavam que seria possível ter um projeto como esses em uma área rural, fora de um centro urbano. Hoje, vendo os resultados, os depoimentos e as ações da Instituição, posso dizer que o futuro do que vislumbramos para o PAX é muito similar ao que vemos na instituição”, disse o coordenador geral da Escola Agrícola de Jundiaí, vinculada à UFRN, Ivan Max Freire. 

O PAX recebe seu nome em homenagem a um macaibense reconhecido internacionalmente por suas contribuições para a aviação mundial: Augusto Severo de Albuquerque Maranhão. Inspirado no legado do criador do dirigível Pax, que alçou voo em Paris em 1902, o Parque Tecnológico é pensado para ser uma estrutura inteligente, integrada à comunidade e às empresas através da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Além disso, aceleradoras de startups deverão fazer parte da estrutura para operacionalizar produtos desenvolvidos nas mais diversas linhas de pesquisa do ISD, que atua com foco na saúde materno-infantil e da pessoa com deficiência. 

O subcoordenador da Defesa Civil do RN, Dalchem Viana, acompanhou a visita junto à comitiva. Recentemente, a pasta assinou um termo de convênio junto à Universidade Federal do Rio Grande do Norte para a implantação de tecnologias relacionadas à prevenção de desastres, para que, futuramente, o Estado tenha um Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres. “Esses centros já existem em outros Estados, mas não temos um na região Nordeste. Esse desenvolvimento de tecnologias que tenham um olhar para a área social é diretamente de nosso interesse, e ficamos muito felizes em conhecer mais o trabalho que é feito aqui”, disse. Segundo ele, a criação de tecnologias e soluções que possam auxiliar, por exemplo, nas ações da Defesa Civil especificamente voltadas para a população com deficiência é uma das áreas de interesse da pasta. “Essa é uma população para quem lançamos um olhar especial quando se trata da prevenção de desastres, criação de procedimentos, então é um trabalho muito importante”, frisou. 

A previsão é de que a estrutura hoje pronta passe por reformas nas estruturas elétrica e hidráulica. Os serviços deverão ficar prontos no segundo semestre de 2022, e estão sob responsabilidade do Governo do Estado, a quem o terreno onde está situado o PAX foi cedido pela UFRN em 2021. 

SOBRE O ISD

O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social sem fins lucrativos vinculada ao Ministério da Educação. É referência em ensino, pesquisa e extensão em saúde materno-infantil, da pessoa com deficiência, em neurociências e neuroengenharia. O Instituto opera por meio de duas unidades localizadas em Macaíba (RN): O Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: