Cidadania

Macaíba realiza Conferência de Promoção da Igualdade Racial; evento ocorre pela primeira no Centro de Convenções Pax Club

Representantes de diversos povos tradicionais de Macaíba estiveram presentes na 1º Conferência de Promoção da Igualdade Racial de Macaíba, nesta quarta-feira (09), Centro de Convivência Pax Club. Essa foi a primeira conferência no município a reunir povos tradicionais de terreiros, de quilombo, indígenas, ciganos e população negra para construção de políticas públicas com participação social.

Com palestras e apresentações culturais, o evento foi também um espaço de formação política para o enfrentamento ao racismo, discriminação racial e intolerância religiosa. “Essas discussões de políticas públicas por igualdade social surgiram das lutas, sobretudo, do movimento negro e de mulheres negras, desses seguimentos aqui presentes para dizer basta ao racismo”, afirmou Elizabeth Lima, palestrante do evento e doutoranda em antropologia pela UFRN.

A palestrante ressaltou a importância de eventos como a Conferência para os povos tradicionais de Macaíba. “Nós queremos ter acesso a emprego, educação, a saúde, a assistência social e ocupar espaços de decisões porque nós construímos esse país e queremos construir as políticas públicas do município através da inserção de todos esses seguimentos aqui representados”, comentou Elizabeth.

Também tiveram lugar de fala a coordenadora de políticas de promoção da igualdade racial da Secretaria de Estado, Giselma Omilê; Leandro Durazzo, antropólogo e consultor da Unesco e Sesap; Josué Tarairui, representante da Comunidade indígena do Tapará; Liliane Moura, representante da Comunidade Quilombola de Capoeiras; e Mãe Vanuzia, representante dos povos de terreiros.

Se apresentaram no evento a Comunidade Indígena Tapuia da Lagoa do Tapará; o Grupo de Percussão Baobá, da comunidade Quilombola Capoeiras; Povos de Terreiros e grupo de Capoeira. Também participaram da Conferência o Prefeito Emídio Jr; o secretário adjunto da SEMTAS, Eriberto Tomaz; as vereadoras Dadaia, Erika Emídio, Ismarleide, Socorro Nogueira, Rita de Cássia, os vereadores João de Damião e Aroldo da Saúde; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Janiere Ferreira; e o juiz titular da 3 Vara Criminal de Macaíba, Felipe Barros.

Após as discussões, os participantes da Conferência se dividiram em quatro eixos temáticos para elaboração das propostas e eleições dos delegados que representarão o município na conferência estadual.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: