Gestão Pública

Município de Macaíba vai ganhar primeiro órgão de segurança pública de sua história

O ano de 2022 já começa trazendo um grande marco para a história de Macaíba. Isso porque pela primeira vez, o município passa a contar com órgão próprio de Segurança Pública, uma das mais notáveis carências locais em razão dos alarmantes índices de violência que atingiram a cidade nos últimos anos. Trata-se do futuro Centro de Operações Integradas da Segurança Pública (COISP).

A construção desse órgão será autorizada por uma ordem de serviço a ser assinada pelo prefeito Emídio Jr. na próxima segunda-feira (21/02), no horário das 10h, no pátio do Palácio Auta de Souza, com a presença de diversas autoridades locais e estaduais.

Tudo começou com Lei Municipal de Segurança Pública (Lei 2184/21), em maio de 2021. A partir de então, a nova gestão da Prefeitura passou a viabilizar uma série de ações para melhorar a segurança, entre elas, a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e Defesa Civil, que passou a funcionar no início de janeiro de 2022. Com isso, Macaíba sairá de zero para milhões de reais investidos nesse setor nos próximos anos.

COISP

O COISP será erguido ao lado da Prefeitura de Macaíba, no centro do município, e abrigará um moderno sistema de videomonitoramento integrado ao sistema de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte (CIOSP/RN). Mais de 1,5 milhão de reais estão sendo investidos no primeiro ano da gestão no projeto, que é desenvolvido por técnicos com vasta experiência em Segurança Pública. O investimento inicial é de aproximadamente 400 mil reais.

A futura central de videomonitoramento terá inicialmente cerca de 200 câmeras com visão de longo alcance e serão instaladas em locais estratégicos das zonas urbana e rural. Entre elas, podemos destacar as Speed Domes, que possuem tecnologia embarcada de identificação de placas de veículos, reconhecimento biométrico e notificação automatizada de infrações de trânsito.

Visitas técnicas em cidades que contam com sistemas semelhantes, entre elas, Mossoró e no próprio CIOSP/RN já foram realizadas para conhecimento e levantamento de informações sobre o modelo de vigilância a ser aplicado em Macaíba.

Com a implantação dessa central, por exemplo, após uma ocorrência ser captada por uma das câmeras, o CIOSP/RN poderá ter o controle em tempo real e saber a identificação exata do dispositivo e o seu local de abrangência, mobilizando prontamente uma equipe de policiais que estiver mais próxima do fato ocorrido.
Isso possibilitará pronta resposta para as ocorrências policiais e servirá como instrumento para a elaboração de estatísticas úteis para a implantação de medidas orientadas com o objetivo de redução da criminalidade.

Além da criação de um órgão exclusivo e próprio para a Segurança Pública, e da central de videomonitoramento, a gestão atual também pretende fundar a Guarda Municipal e estabelecer o Fundo Municipal de Segurança Pública

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: