Cidade

Ecossistema de Inovação da Grande Natal recebe prêmio nacional da CNI

O Ecossistema de Inovação da Grande Natal, do qual faz parte o Parque Tecnológico Metrópole Digital, foi escolhido como um dos três finalistas do Prêmio Nacional de Inovação, concurso realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Sebrae.

O prêmio é considerado o maior do país voltado ao reconhecimento de iniciativas inovadoras, e o Rio Grande do Norte também foi contemplado com a indicação da empresa Brasil Química de Mineração Industrial (BQMIL), que concorre como uma das finalistas na categoria Média Empresa.

Além do Parque Metrópole e da própria UFRN, o Ecossistema de Inovação da Grande Natal é formado pela Fiern, Sebrae, Sempla, IFRN, Fapern, Apec, Seahub Coworking, Repin e as empresas Água Mineral Cristalina e BQMIL. Para participar do Prêmio Nacional de Inovação, essas entidades se articularam por meio do Comitê de Inovação, Ciência e Tecnologia (Coincitec).

Os vencedores da premiação serão anunciados oficialmente em uma cerimônia que acontecerá em São Paulo, no próximo dia 8 de março, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal da CNI no YouTube. Na ocasião, o Ecossistema de Inovação da Grande Natal será representado pelo diretor do Parque Metrópole, Rodrigo Romão, que também coordenou a candidatura local como representante da UFRN.

Na atual edição do Prêmio – que é realizado a cada dois anos – houve 2.172 inscrições de empresas, instituições e iniciativas. Dessas, 978 foram consideradas válidas e passaram por avaliações do concurso. A categoria Ecossistemas de Inovação reconhece e premia candidatos de três níveis de maturidade: em estágio inicial, em desenvolvimento e em estágio consolidado. O ecossistema local encontra-se na segunda categoria.

Avaliação

“Passar pelo sistema de avaliação do Prêmio trouxe um importante aprendizado sobre a necessidade de estabelecer e acompanhar métricas de sucesso do ecossistema”, destaca Rodrigo Romão.

Ele conta que o Prêmio Nacional de Inovação realiza sua avaliação a partir de seis fatores principais: ambientes de inovação; programas e ações; formação de talentos; políticas públicas; capital e governança. “E podemos afirmar que nosso ecossistema está entre os três melhores do país na sua categoria”, comemora o diretor do Parque Metrópole.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: