Educação

Especialista dá dicas para uso da nota do Enem em instituições privadas; algumas oferecem bolsas integrais para graduação

O sonho de conquistar uma bolsa de estudos para cursar uma Graduação nunca esteve tão em alta. Com a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, muitos candidatos têm à disposição diversas oportunidades de entrar no ensino superior em instituições privadas. Algumas chegam a oferecer bolsas parciais e até integrais.

As vantagens podem variar de uma instituição para outra e do curso ofertado. Pensando nisso, o gestor educacional da Universidade Potiguar (UnP), Luiz Gomes, afirma: “O primeiro passo é a escolha da instituição em que deseja estudar e procurar saber, na própria instituição, a avaliação do Ministério da Educação atribuída ao curso, conhecer as instalações, para que não pairem dúvidas”.

Ainda segundo o especialista, muitas Instituições de Ensino Superior (IES) realizam seu próprio processo seletivo com a nota do Enem, substituindo o tradicional vestibular. “No caso da UnP, os interessados em obter bolsas de estudos podem se inscrever no nosso site [https://bit.ly/INSCREVA-SE-COM-ENEM]. Ao inserir o CPF, o próprio sistema irá selecionar a melhor nota do candidato entre as últimas cinco edições do Exame. Essa é uma ótima oportunidade para quem, além de concorrer a bolsas de estudos, preferem praticidade, rapidez e menos burocracia”, explica.

Outra dica importante dada pelo gestor é atentar-se para as datas de abertura dos programas de bolsas do Governo Federal aderidos pelas instituições, como Programa Universidade para Todos (Prouni), agora também disponível para alunos de escolas privadas, e Fundo de Financiamento Estudantil para o Ensino Superior (Fies).

“É muito importante que o interessado avalie os critérios para concorrer a bolsas de estudos proporcionadas pelos programas governamentais. As chances de obter bolsas parciais e integrais neles a partir da nota do Enem também são muito altas. É agarrar todas essas oportunidades e tirar do papel o tão sonhado diploma”, frisa Luiz Gomes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: