Retratos de Macaíba

Menino de Macaíba que o mundo conhece: Augusto Severo de Albuquerque Maranhão

Texto: Marcelo Augusto

Em 11 de janeiro de 1864 na antiga Rua do Comércio, na cidade de Macaíba, nascia o menino que mais tarde se tornaria o Mártir da Tecnologia Aeronáutica, o ilustre AUGUSTO SEVERO DE ALBUQUERQUE MARANHÃO.

Augusto Severo era filho do comerciante Amaro Barreto e de Feliciana Pedroza, sendo neto do fundador de Macaíba, vez que Feliciana era filha de Fabrício Gomes Pedroza.Iniciou seus estudos aqui nesta cidade, foi menino precoce, sábio. Cresceu e foi estudar em Natal, em Salvador e depois foi para o Rio de Janeiro, onde cursou na renomada Escola Politécnica, fundamentando seus estudos sobre a aviação.

Casou duas vezes, a primeira vez com Maria Amélia, e depois viúvo, contraiu casamento com a italiana Natália Cossini. Dos dois casamentos Severo teve sete filhos.Augusto Severo foi comerciário, professor de matemática e vice-diretor do Ginásio Norte-rio-grandense (hoje Atheneu), também foi político chegando a Câmara Federal.Mas o seu grande feito foi provar a dirigibilidade do balão, obra que lhe custou a vida.

Neste dia 11 de janeiro lembramos o nascimento do filho ilustre de Macaíba, cuja coragem e determinação continua firme nos corações dos irmãos que ainda estão por aqui.

Parabéns, SEVERO!Até breve!

Foto: Divulgação .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: