Evento

Miguel Nicolelis, fundador do ISD, é homenageado pelo Governo do RN; 20 personalidades são agraciadas com a Medalha do Mérito Potiguar

Nesta sexta-feira, 3 de dezembro de 2021, o fundador do Instituto Santos Dumont (ISD), o neurocientista Miguel Nicolelis, será homenageado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Ele e outras 19 personalidades de áreas diversas serão agraciados com a Medalha do Mérito Potiguar de Desenvolvimento Econômico. A comenda será entregue pela governadora Fátima Bezerra e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico Jaime Calado a empresários, agentes públicos e membros da sociedade civil que contribuem com avanços na economia, gerando emprego e renda para a população potiguar.

A solenidade de entrega das medalhas do Mérito Potiguar do Desenvolvimento Econômico será realizada a partir das 16h no Auditório Albano Franco, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), com transmissão ao vivo pelo Youtube. O Prof. Miguel Nicolelis não irá participar da solenidade presencialmente. Isolado em São Paulo em razão da pandemia da Covid-19, cidade onde mora desde que se aposentou das atividades na Universidade de Duke, nos Estados Unidos, ele gravou uma mensagem de agradecimento à governadora Fátima Bezerra e ao secretário Jaime Calado.

“Agradecer ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte que presta uma homenagem a mim e a todos aqueles que participaram deste, que talvez seja o maior projeto científico privado sem fins lucrativos do Estado e um dos maiores do Brasil, e que no ano que vem, em novembro, vai completar 20 anos. São 20 anos de grandes conquistas, de um projeto que criou o lema da ciência como agente de transformação social no Brasil, ganhou o país e foi notícia em todo o mundo ao longo dessas duas décadas, não só produzindo ciência de ponta que foi publicada nas melhores revistas científicas do mundo, mas também numa missão social que incluiu, por 10 anos, um projeto educacional que atendeu 1.500 crianças por ano no Rio Grande do Norte. Bem como o Centro de Saúde Anita Garibaldi que desde 2008 atende quase 50 mil mães e crianças gratuitamente em Macaíba, sendo uma referência regional e nacional no trato, no manejo da gravidez de alto risco e de outras patologias maternas e infantis”, declara o cientista Miguel Nicolelis.

Miguel Angelo Laporta Nicolelis nasceu em 7 de março de 1961, em São Paulo (SP). Graduou-se em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), onde fez doutorado em Ciências. O pós-doutorado em Fisiologia e Biofísica foi feito nos Estados Unidos, na Universidade Hahnemann. Se aposentou como professor da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, em 2021. É fundador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal-Edmond e Lily Safra (IINN-ELS) e do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita), unidades do ISD, localizadas na zona rural de Macaíba (RN).

Sobre a homenagem, Nicolelis complementa: “Gostaria de deixar, novamente, o meu muito obrigado por essa homenagem. Todos nós temos muito orgulho de tudo o que foi conquistado nesses 20 anos e esperamos que o futuro seja ainda mais grandioso e que possa trazer à população do Rio Grande do Norte e aos brasileiros em geral, um grande orgulho de tudo isso que é feito em prol da ciência como agente de transformação social. 

Homenageados

A Medalha do Mérito Potiguar de Desenvolvimento Econômico 2021 será entregue a:

André Luciano Sudário Prado – presidente da Júnior Achievement do RN;

Cicília Raquel Maia Leite – Reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN);

Eduardo Queiroz Monteiro – diretor-presidente da Usina Estivas;

Fátima de Lima Torres – presidente da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/RN);

Fernando Luiz Gonçalves Bezerra – empresário da construção civil;

Jair Paulino Maia – empresário varejista; 

Jair Urbano de Queiroz – vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/RN);

Jairo Amorim – diretor-executivo Industrial da Guararapes Têxtil; 

João Leal Eulálio – diretor-presidente da Armil Mineração; 

José Daniel Diniz Melo – Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); 

José Cordeiro de Lucena Neto- presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/Natal);

Katia Harrop Galvão da Fonseca – diretora-administrativa da Indústria Becker; 

Leonlene de Sousa Aguiar – presidente do Instituto de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Idema/RN);

Pedro Gilson Dias de Araújo – presidente da Associação dos Proprietários de Barcos de Pesca (Aspern);

Professor Miguel Nicolelis – fundador do Instituto Santos Dumont  (ISD); 

Rita Saldanha Dantas dos Santos – diretora da Escola Única Master;

Robert Klein – diretor da Voltalia Energia do Brasil;

José Roberto Nogueira – fundador e presidente da BrisaNet e da Nossa Fruta;

Roberto Sérgio Ribeiro Linhares – diretor-presidente da Caern; 

Rodrigo Diniz de Mello – diretor do Instituto Senai de Inovação.

SOBRE O ISD

O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: