Ciência

Instituição macaibense é finalista em Prêmio Viver Sem Limites do Ministério da Saúde

O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma das 12 instituições selecionadas em todo o Brasil como finalista da 1ª Edição do Prêmio Viver Sem Limites, do Ministério da Saúde. As ações desenvolvidas pelo ISD através do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), em Macaíba (RN), foram detalhadas em um vídeo que concorreu com outras 94 produções de todo o país. 

O resultado da primeira fase da premiação foi divulgado na noite desta quinta-feira (25/11) no portal do Ministério da Saúde. Dos 12 concorrentes neste momento, cinco serão anunciados como vencedores pelo órgão ministerial no dia 8 de dezembro, em cerimônia transmitida ao vivo de Brasília. 

Assista aos vídeos que concorrem à premiação clicando aqui

“Esta ação de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo ISD se reveste de um significado muito especial, na medida em que é capaz de nos fazer ainda mais próximos da sociedade. A dimensão nacional que essa iniciativa assume fortalece toda uma rede de cuidado que deve ser melhor conhecida, entendida e valorizada por cada cidadão e cidadã do nosso país. Há muito amor, dedicação e esperança no trabalho que decidimos assumir como missão e estamos muito felizes com esse resultado que já consideramos uma importante vitória”, declarou o diretor-geral do ISD, Reginaldo Freitas Jr..

Os 94 vídeos inscritos foram analisados por um Comitê de Avaliação formado por técnicos e convidados do Departamento de Atenção Especializada e Temática (DAET/SAES). Os membros avaliaram experiências que contemplam a detecção precoce e reabilitação da deficiência, qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS), acesso e regulação, organização da rede durante a pandemia e reabilitação pós-covid. A avaliação levou em consideração critérios como a capacidade para produzir melhorias de acesso, criatividade e inovação, alinhamento com as políticas de atenção à saúde e capacidade de resposta às crises.

O ISD está inserido na Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência na qualidade de Centro Especializado em Reabilitação (CNES Nº 6058256), habilitado pelo Ministério da Saúde nas modalidades Física, Intelectual e Auditiva – CER III, por meio da Portaria/GM/MS Nº 1.430, de 17 de outubro de 2016, para a Sétima Região de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (Região Metropolitana), abrangendo os municípios de Macaíba, Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz.  A Portaria/GM/MS Nº 1.842, de 06 de agosto de 2021, oficializou a mudança de categoria do Centro Especializado em Reabilitação, de CER III para CER IV, incluindo habilitação para atendimento às pessoas com deficiência visual.

As ações do CER ISD incorporam a atuação conjunta do ANITA e do IIN-ELS, priorizando integrar a atenção à saúde das pessoas com deficiência com as atividades de ensino e de pesquisa translacional, bem como a integração ensino-serviço-comunidade. Todas as ações são pactuadas com diferentes níveis de gestão do SUS para preencher vazios assistenciais e construir respostas às demandas sociais.

As ações do CER ISD estão organizadas por áreas de atuação e clínicas especializadas, destinadas aos usuários da Sétima Região de Saúde do Rio Grande do Norte, sendo que algumas delas assumem abrangência estadual. As clínicas são as seguintes: Doença de Parkinson; Lesão Medular Adulto; Lesão Medular Infantil; Microcefalia; Prematuridade; Neurodesenvolvimento; Bexiga Neurogênica; Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); Epilepsias Refratárias e Saúde Auditiva. 

Vídeos

Conheça abaixo as instituições que concorrem ao Prêmio Viver Sem Limites 2021:

Centro De Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita ISD): Transformando Vidas;

CER IV, da Fundação Altino Ventura (PE) : Atenção Multiprofissional Qualificada e Humanizada à Pessoa com Deficiência;

Secretaria de Estado de Saúde De Minas Gerais: Reabilitação Pós-Covid em Minas Gerais;

Centro Especializado em Reabilitação Il – APAE de Sete Lagoas: Cinoterapia;

Hospital Evandro Ribeiro: A Rede Da Saúde Auditiva Na Zona Da Mata De Minas Gerais;

CER Diamantina (Irmandade Nossa Senhora Da Saúde): Reabilitação Pós-Covid: Desafios e Superações;

CER II Apae São Lourenço: Possibilidades e efetividade do atendimento domiciliar na perspectiva de uma equipe multidisciplinar na Atenção Secundária;

Associação Reabilitar: O CEIR Piauí na rede de cuidado da pessoa com deficiência durante a pandemia;

Núcleo de Atendimento à criança com paralisia cerebral- NACPA / BA: O que faz andar a estrada é o sonho;

Centro Especializado em Reabilitação CER III – APAE Janaúba: Avanços e organização na rede de cuidados à pessoa ostomizada;

Secretaria Municipal de Nova Lima (MG): Construção coletiva da regulação;

CER IV Contagem – APAE BH: Intervenção precoce nas pessoas com deficiência em contagem.

Sobre o ISD

O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: