Cultura do RN

No sábado, “Dia Estadual do Forró”, Orquestra Sinfônica do RN realiza concerto com músicas de Elino Julião

No Dia Estadual do Forró, comemorado em 13 de novembro, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN, através do projeto Movimento Sinfônico prepara para o público um concerto cheio de ritmosCom realização da Fundação José Augusto – FJA, a OSRN sobe aos palcos do anfiteatro do Espaço Cultural João Paulo II – Papódromo, com entrada gratuita, no próximo sábado (13), às 19h30 e, dessa vez, sob a regência de Willames Costa, também arranjador das músicas que serão tocadas durante a noite. O evento integra a programação do Natal em Natal.

A mistura de ritmos traz convidados especiais e um repertório animado, com composições de Elino Julião (1936 – 2006). Para acompanhar a Orquestra nessa sinergia, os cantores Nara Costa, Isaque Galvão, Zé Hilton do Acordeon e os Véi Forrozêro.

No repertório, alguns dos clássicos como: “Rabo do Jumento”; “Filho de Goiamum”; “Na Minha Rede Não”; “Finja Que Não Me Quer”; “Na Sombra do Juazeiro”; “Forró na Coreia”; “Puxando Fogo” e muitas outras que fizeram e fazem parte da história da cultura popular nordestina, que contam as particularidades do seu povo e dos fatos cotidianos, expandindo, através da música, as raízes do sertão.

“O concerto traz uma nova roupagem sobre as músicas de Elino Julião, então, o que normalmente se ouviria em um grupo de forró, agora, o público terá oportunidade de ouvir de forma orquestrada, ampliando a beleza que essa corrente de música popular tem no Brasil. É o forró com roupagem erudita, mas sem deixar de ser forró”, comenta o maestro e diretor artístico da OSRN, Linus Lerner.

O evento segue as normas de biossegurança, e tem entrada gratuita mediante cadastro pelo Sympla (um por CPF). Os ingressos são limitados (mil unidades), e no dia do concerto, a entrada só será permitida mediante apresentação do voucher e comprovante de vacinação. É obrigatório o uso de máscara no local e aconselhável levar o seu próprio álcool em gel.

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte tem o Governo do Estado do RN como seu principal mantenedor. A temporada 2021 é realizada através do projeto Movimento Sinfônico por meio do patrocínio via incentivo fiscal da Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia, mediante Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do RN, da Unimed Natal, Hospital do Coração e Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão; Apoio G7 Comunicação. O projeto Movimento Sinfônico é uma realização da OSRN / Fundação José Augusto e da MAPA Realizações Culturais.

Dia Estadual do Forró

Dia Estadual do Forró – 13 novembro foi sancionado por meio da Lei Elino Julião (nº 10.908 – autoria do deputado estadual Francisco do PT), em 1º de junho de 2021 pela governadora do RN, Fátima Bezerra. A data alude ao dia do nascimento de Julião, natural de Timbaúba dos Batistas – RN.

O homenageado se tornou referência da música e da cultura popular do Nordeste, em todo o país. Filho de Sebastião Pequeno, tocador de cavaquinho, concertina e harpa. Foi menino “butador d’água” junto ao seu jumentinho “Moleque”, no sítio Tôco, onde cantarolava batendo numa lata as modinhas que aprendia na festa de Santana, em Caicó – RN. Morou em Natal por 18 anos e depois mudou para o Rio de Janeiro, a convite de Jackson do Pandeiro, dando início a uma grande amizade e parceria que rendeu muitos frutos; trabalhou também como ritmista para Luiz Gonzaga por três anos. Gravou o seu primeiro disco em 1961 e até hoje seus sucessos são hits, principalmente em festas tradicionais pelo Nordeste.

Nara Costa

Com mais 30 anos de carreira musical potiguar, 5 CD’s gravados e alguns prêmios reconhecidos, traz em sua bagagem, shows em importantes eventos do estado do RN: carnavais, festivais gastronômicos, de inverno e multiculturais, festejos tradicionais juninos e as festas de padroeiros. Aos 15 anos lançou seu primeiro CD intitulado “Balanço Louco”, no programa Xuxa Park da Rede Globo. Cantou em algumas capitais do Nordeste, algumas cidades do Brasil como Ponta Porã no Mato Grosso do Sul junto a Orquestra Sanfônica Potiguar e fora do país quando esteve divulgando seu álbum “Em Cena” no Norte da Itália em 2011. CD, esse, com canções autorais e de compositores potiguares com a participação especial de Margareth Menezes na canção “Abraço do mar”, do compositor Potiguar Arcésio Andrade. Além de muitas outras participações, parcerias, festivais e premiações, Nara Costa é uma artista respeitada e reconhecida pelos potiguares.

Isaque Galvão

Começou sua carreira fazendo teatro de rua com o grupo Estandarte e logo foi convidado a integrar a Banda Brebote, se destacando como artista multimídia de Natal-RN. Fez turnês pela Europa e Japão; participou de mais de 20 musicais e lançou quatro discos e um DVD em seus 12 anos de carreira. Foi também vencedor do Festival Forraço (Rede Globo) e foi finalista do programa Ídolos no SBT.

Carismático e performático, Isaque Galvãose destaca pela voz e pelas interpretações marcantes. Passeia entre o regional nordestino de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, pelo samba de raiz e pelo jazz com seus improvisos vocais, inspirados em grandes ídolos, como Louis Armstrong e Ella Fitzgerald. E nessa mistura, evidencia sua autenticidade musical.

Zé Hilton do Acordeon

Um dos compositores de relevância do forró nacional, Zé Hilton do Acordeon possui mais de 400 músicas e já marcou presença em importantes palcos dentro e fora do país.  Além disso, na Usina de Hits, o músico divide composições com seus parceiros de sucessos como “Tentativas em Vão”, “O que tem que ser será”, “Escravo do amor”, entre outras conhecidas do público. Já tocou também com grandes nomes como Dominguinhos, Xangai, Elino Julião, Nando Cordel, Walkyria Santos, Isaque Galvão, Galvão Filho, Khrystal, Dominguinhos, Xangai, Hermelinha e outros.

Zé Hilton também tem trabalho instrumental com “Candeeiro Jazz”, junto ao guitarrista Jubileu Filho e o baixista Sérgio Groove. Atualmente, dá aula de acordeon e está iniciando um trabalho de Forró Autêntico “Os Véi Forrozeiros e Zé Hilton Do Acordeon”.

Serviço:

Movimento Sinfônico 2021 – Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte

CONCERTO ESPECIAL – DIA ESTADUAL DO FORRÓ

Quando: 13 de novembro (sábado)

Onde: Papódromo (no dia do evento, o acesso ao local será pelo portão principal do Centro Administrativo, na BR-101)

Horário: 19h30

Ingressos: O público pode reservar ingresso gratuito através do Sympla. Será permitido um por CPF.

No dia do concerto, a entrada só será permitida mediante apresentação do voucher e comprovante de vacinação. É obrigatório o uso de máscara no local e aconselhável levar o seu próprio álcool em gel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: