Por Marcelo Augusto Medeiros Bezerra
Solar da Madalena, imponente casarão que resguarda parte da história de Macaíba. Monumento erguido no início do século XX, precisamente entre 1915 e 1917, sob a batuta do mestre Carneiro baseado em planta do arquiteto Giácomo Palumbo. Era de propriedade do grande líder e ex-prefeito de Macaíba, coronel Manoel Maurício Freire (Neco Freire), homem que por mais de trinta e cinco anos manteve-se firme como liderança política local.
Vila Soledade era o seu antigo nome, local que se celebrava a festa da Jabuticaba, cujos pés ainda hoje resistem ao tempo e fornecem os suculentos frutos grudados no próprio tronco da árvore.Já na década de cinquenta, o casal Aguinaldo Ferreira e Leonor Leiros Ferreira adquiriram o imóvel e residiram por muitos anos.
Frequentei muitas vezes acompanhando meus avós Romão e Enedina, e nunca esqueci da fidalguia daquele casal, dos seus filhos e netos. Lembro-me também do belo jardim, impecável, embelezando ainda mais a imponente construção.Bem ao lado, fica a capelinha dedicada a Nossa Senhora da Soledade, que contarei sua história em publicação exclusiva.
O imóvel é tombado pelo patrimônio público estadual, e guarda parte da nossa história, e deverá ressurgir em breve como equipamento cultural a disposição do nosso povo.Viva nossa Macaíba nos seus 144 anos de emancipação política e administrativa.
Foto : Marcelo Augusto.