Cidade

Prefeituras trocam experiências tecnológicas no Webinar das Cidades Digitais da Região de Natal


Prefeitos comentam sobre a necessidade de melhorar a oferta de internet nas comunidades rurais. Encontro virtual reúne prefeitos, gestores e servidores de quase 50 municípios nesta terça-feira (28)

O uso de tecnologia que melhore a prestação dos serviços públicos na Região de Natal foi tema de encontro virtual que reuniu prefeitos, gestores e servidores de quase 50 municípios nesta terça-feira (28), promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) e apresentado pela jornalista Valdireni Alves.

Conforme destacou o diretor da RCD, José Marinho, a tecnologia passou a ser essencial na condução das cidades durante a pandemia. “E ao mesmo tempo também temos a questão de novos prefeitos que assumiram a gestão. A Rede Cidade Digital fez um levantamento na região que é composta por 47 municípios e desses, 32, ou seja, 68% dos municípios, estão com novas administrações. O Rio Grande do Norte passa a ser o 14º. Estado em que nesta pandemia a Rede Cidade Digital chega por meio destes eventos virtuais trazendo experiências, informações e, sobretudo, as ações e como os gestores estão fazendo para atravessar esse momento desafiador”, comentou o diretor da iniciativa.

O prefeito de São Tomé e presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Babá, também falou sobre a importância do evento para troca de experiências tecnológicas entre os municípios. “Foi muito bom ouvir experiências exitosas de outros municípios como de Nísia Floresta, do meu amigo prefeito Daniel Marinho, a prefeita Camila (Baía Formosa), e também como Joanna (secretária de Planejamento), representando a prefeitura de Natal, e as empresas que apresentaram projetos e programas importantes que visam o enxugamento, que visam melhorar o funcionamento da máquina pública. Isso é muito importante para mesmo aqueles municípios pequenos possam ter acesso a essas ferramentas porque aí terão uma condição melhor de gerir com eficiência, com economicidade os seus municípios”, ressaltou o presidente da FEMURN.

Melhorar a conectividade nas áreas rurais é um dos desafios nas cidades, conforme frisaram os prefeitos de Nísia Floresta, Daniel Marinho, e de Baía Formosa, Camila Melo. “Tínhamos essa deficiência em duas comunidades e desde maio fomos contemplados através do Ministério das Comunicações, com o programa Wi-Fi Brasil, levando internet e totalmente gratuita que poderá auxiliar o desenvolvimento dessas localidades e o acesso à informação. Atualmente também assinamos um termo de instalação da TV Digital”, contou a prefeita Camila.

Segundo o prefeito de Nísia Floresta, Daniel Marinho, são 20 comunidades rurais na cidade de 28 mil habitantes que precisam do investimento em telecomunicações. O prefeito também comentou sobre a central de serviços urbanos implantada através do atendimento via WhatsApp na pandemia. “E através dessa solicitação ele ganha um número de protocolo com prazo de resolutividade. E ainda após o atendimento o usuário recebe um feedback da municipalidade sobre a execução dos serviços. Essa foi uma inovação que veio para ficar”, disse o prefeito Daniel Marinho. “A pandemia acelerou muito o processo de informatização da Prefeitura de Nísia Floresta”, reiterou o prefeito.

Na capital do Estado, a tecnologia e a inovação formam um dos pilares estratégicos de desenvolvimento da Prefeitura, de acordo com a secretária de Planejamento de Natal, Joanna Guerra. “O município acaba de elaborar o seu PDTI que é o Plano Diretor de TI, envolvendo a definição de um conjunto ações estratégias no período 2021/2022 que aperfeiçoará todas as ações que já vêm sendo desenvolvidas”, observou a secretária, destacando melhorias na infraestrutura da Prefeitura com a interligação via fibra óptica e o aplicativo Natal Digital, que disponibiliza serviços na palma da mão do cidadão. “Hoje a gente enxerga os aplicativos como um meio de trazer o cidadão mais pra perto da Prefeitura de Natal”, completa Joanna.

O Webinar das Cidades Digitais da Região de Natal teve a parceria da S.Clara Comunicação, Alfa Group, Banco de Preços, GRT8 Inovações e Interjato Soluções; e o apoio institucional da Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (AMLAP).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: