As políticas públicas do Ministério das Comunicações para melhorar a conectividade nos municípios serão apresentadas a prefeitos, gestores e servidores públicos que participam, na próxima terça-feira (28), ás 10h, do Webinar das Cidades Digitais da Região de Natal, encontro virtual promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) para troca de informações e soluções entre as Prefeituras sobre o uso de tecnologia e implantação de cidades mais inteligentes.
Segundo a coordenadora-Geral de Projetos de Infraestruturas para Telecomunicações da pasta, Daniela Schettino, convidada confirmada para o evento, entre os programas está o Nordeste Conectado, que disponibiliza infraestrutura em fibra óptica para as cidades em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). “Estamos abrindo a capacidade dessa rede em várias localidades do interior do Nordeste. Espera-se concluir esse ano. Houve um atraso, claro, por conta da pandemia. Essa rede já está pronta, os equipamentos quase todos prontos”, informa Daniela.
Os programas Cidades Conectadas e Wi-fi Brasil também podem ser implantados nas localidades atualmente via emenda parlamentar, conforme adianta a coordenadora do MCom.
Também participam do Webinar das Cidades Digitais da Região de Natal especialistas em cidades inteligentes, os prefeitos de São Tomé e presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Babá, de Nísia Floresta, Daniel Marinho, a prefeita de Baía Formosa, Camila Melo, e a secretária de Planejamento de Natal, Joanna Guerra. “O objetivo é trazer informações que possam contribuir com o planejamento das cidades. A pandemia acelerou a necessidade de transformação digital e a tecnologia passou a ser essencial na condução das cidades”, explica o diretor da RCD, José Marinho.
As inscrições são gratuitas para servidores públicos, representantes de entidades/universidades e devem ser feitas pelo http://sympla.com.br/rcd. O evento tem a parceria da S.Clara Comunicação, Alfa Group e Banco de Preços; e o apoio institucional da Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (AMLAP).