Educação

Juntos no ENEM: Educação leva ao ar aulões preparatórios; programas exibidos aos sábados e domingos na Band e no YouTube

Os estudantes da rede estadual de ensino contam com um importante aliado na preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Está no ar o Juntos no ENEM, os aulões preparatórios para o ENEM. Realizado pelo Governo do RN, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), os aulões são exibidos pela TV Band Natal (3.1) aos sábados e domingos, das 6h às 8h, e disponíveis no canal oficial da SEEC no YouTube.

Em seu segundo ano, o Juntos no ENEM leva ao ar aulões com os principais temas das quatro áreas do conhecimento: ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática. As aulas são gravadas por professores da rede estadual e contam com tradução em libras. A cada semana, novos conteúdos são apresentados, conforme programação idealizada pelo corpo pedagógico da secretaria de Educação do RN.

“Os aulões do Juntos no ENEM chegam aos lares de todos os estudantes do RN por meio de um veículo de comunicação democrático, a televisão. E quem perder a transmissão, terá a chance de ver e rever quantas vezes quiser em nosso canal no YouTube, o SEEC RN. Estamos juntos aos estudantes nesse momento tão importante em suas jornadas”, explica Getúlio Marques, titular da SEEC.

Língua portuguesa, biologia, física, matemática, história, matemática, redação, língua inglesa, geografia são alguns dos temas dos aulões disponíveis no canal da SEEC no Youtube. Sempre após serem exibidos na TV aberta, os conteúdos serão disponibilizados na plataforma de vídeos da Google. “Esses vídeos poderão ser usados pelos professores como forma de revisão dos conteúdos ligados ao ENEM e discutidos em sala de aula e pelos próprios alunos em seus planos de estudos”, frisa Glauciane Pinheiro, coordenadora de Desenvolvimento Escolar da SEEC.

As apostilas para estudo complementar aos assuntos discutidos nos aulões também estarão disponíveis para os estudantes, em formato para impressão e virtual. Os arquivos ficarão hospedados nos portais da Educação do RN e do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc).

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA

Além dos aulões, de segunda a sexta-feira, os estudantes da rede estadual contam com 11 horas de programação diária, sendo 4 horas pela manhã para o ensino fundamental, 4 horas pela tarde para o ensino médio e 3 horas à noite para a Educação de Jovens e Adultos. Trata-se do programa Educa RN.

As aulas gravadas são selecionadas, por meio de curadoria da SEEC, de um acervo audiovisual disponibilizado para a SEEC por meio de uma parceria do Estado com o projeto Vamos Aprender, que foi desenvolvido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com apoio da Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) e da Unesco.

O Vamos Aprender disponibiliza, gratuitamente, programas educativos para redes de ensino com conteúdo dirigido a estudantes de todas as etapas da educação básica. O conteúdo oferecido conta com parceria de várias instituições, como Canal Futura, Khan Academy, MultiRio, entre outras, que disponibilizaram gratuitamente seus materiais pedagógicos.

Playlist com aulões do Juntos no ENEM: https://youtube.com/playlist?list=PL5vL76dytUuTahXkmX2uSXTCm9HcMCPXS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: