Ação Social

Instituto Santos Dumont capacita enfermeiras de Macaíba para assistência ao pré-natal de alto risco

Desempenhando funções na porta de entrada para os serviços necessários de acompanhamento em saúde, as enfermeiras da Estratégia de Saúde da Família são indispensáveis para identificar e garantir o encaminhamento das gestantes de alto risco aos locais de atendimento adequados para que elas possam ter assistência integral. Capacitar essas profissionais para identificar os principais sinais de risco para que o encaminhamento seja feito o mais rápido possível, reduzindo as chances de complicações para a mãe e o bebê, foi o objetivo da capacitação feita pelo Instituto Santos Dumont para 25 enfermeiras da rede de Macaíba na manhã desta sexta-feira (24/09). 

A série de capacitações com essas profissionais teve início no mês de agosto, abordando temas relacionados ao Centro Especializado em Reabilitação (CER) e a saúde materno-infantil, duas das principais áreas de atuação do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita). Já foram discutidos temas relacionados ao planejamento familiar, gravidez na adolescência e a rede de cuidados e assistência para pessoas com deficiência. 

Ao longo de quatro horas, as enfermeiras da rede básica de saúde puderam se familiarizar com o fluxograma de atendimento atualizado pelos profissionais do Anita, com os critérios de elegibilidade para classificação de casos de risco e orientações de encaminhamento aos serviços adequados. 

“O Anita é referência para a parte infecto-contagiosa e malformação fetal. Estamos trabalhando os critérios porque são elas que recebem essa gestante na unidade básica, então é muito importante que elas saibam identificar esses riscos e encaminhar o mais cedo possível para que essa gestante seja acompanhada de forma integral, tanto pela atenção básica como pelo serviço materno-infantil de risco”, explica a enfermeira do Anita, Monise Pontes. 

A capacitação acontece graças a um convênio firmado entre o Instituto Santos Dumont e a Prefeitura de Macaíba. Os temas das aulas foram escolhidos em conjunto com as próprias enfermeiras, que apontaram as principais demandas diárias com as quais se deparam nas unidades básicas. “O sucesso no bom acompanhamento e atendimento dessas gestantes depende muito da visão dessas enfermeiras, que são a porta de entrada da rede para os serviços necessários. Quanto mais cedo o risco for identificado, mais chances aquela mulher tem de desenvolver uma gestação saudável apesar dos riscos que a acometem naquela gestação”, completa Monise.

SOBRE O ISD

O Instituto Santos Dumont é uma Organização Social sem fins lucrativos vinculada ao Ministério da Educação. É referência em ensino, pesquisa e extensão em saúde materno-infantil, da pessoa com deficiência, em neurociências e neuroengenharia. O Instituto opera por meio de duas unidades localizadas em Macaíba (RN): o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (Anita) e o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: