Saúde

Agosto Dourado, um mês todo dedicado à amamentação

A campanha de 2021, Proteger o aleitamento materno: uma responsabilidade compartilhada, traz o foco para a importância de uma atuação inter e multissetorial em prol do aleitamento materno e da garantia da segurança alimentar, da saúde e do bem-estar dos recém-nascidos e das crianças. Proteger, incentivar, promover e possibilitar o aleitamento materno, seja por meio da amamentação ou da doação de leite humano, é uma responsabilidade social compartilhada.

Entre as atividades previstas na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculada à rede Ebserh, para o Agosto Dourado, destaca-se a live a ser realizada na quinta-feira, 26, com o coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) e pesquisador do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescentes Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), João Aprígio Guerra, que abordará o tema: A trajetória da Rede de Bancos de Leite Humano na Proteção do Aleitamento Materno. Também fazem parte da ação, durante todo o mês, a realização de rodas de conversa nas enfermarias, com entrega de brindes, e a palestra on-line realizada na última quinta-feira sobre os desafios da amamentação na prematuridade, com a  fonoaudióloga Dra. Cláudia Xavier, pesquisadora e coordenadora da Faculdade Integrada da Amazônia (Finama).

Parcerias

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN), a partir deste mês de agosto, dará início à campanha de arrecadação de potes de vidro com tampa plástica para o Banco de Leite da MEJC.

A campanha conta com o apoio da Mútua-RN — Caixa de Assistência — e o CREA Jr-RN. Os frascos com tampa podem ser entregues na sede do CREA-RN, em Natal, localizada na Av. Salgado Filho, 1840 – Lagoa Nova, das 8h às 17h.

Outra iniciativa importante veio dos alunos e colaboradores do Centro Acadêmico de Nutrição Josué de Castro (Canut/UFRN) e da organização sem fins lucrativos Interact Natal Centenário. Juntos, eles doaram 430 potes de vidro, que servirão para o armazenamento e processamento do leite materno doado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: