Saúde

Sancionada lei que inclui trabalhadores em educação nos grupos prioritários

A governadora, professora Fátima Bezerra, sancionou nesta quarta-feira (2) a Lei que inclui os profissionais da educação, do ensino básico ao superior, das redes pública e particular, no grupo prioritário do Programa Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19. A sanção da norma ocorreu na Governadoria e contou com a participação do vice-governador, Antenor Roberto, e do autor da Lei, o deputado estadual Francisco do PT. A vacinação do grupo terá início nesta quinta-feira (3) com a distribuição de 25 mil doses direcionadas aos profissionais que trabalham em creches e pré-escolas em áreas de maior vulnerabilidade.

“A felicidade de sancionar a lei exatamente quando, a partir dessa quinta-feira, daremos início à vacinação dos trabalhadores em educação em todo Rio Grande do Norte”, disse a governadora Fátima Bezerra.

O primeiro lote que dará início à imunização dos profissionais da educação chegou ao Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (2). A remessa conta com um total de 95.500 doses da AstraZeneca. Destas, 25 mil doses serão destinadas à vacinação dos trabalhadores que atuam na área da educação, que iniciará já a partir desta quinta-feira (3). 

A secretária-adjunta da Educação, do Esporte, da Cultura e do Lazer, Márcia Gurgel, disse que “este é um momento estratégico para a garantia do trabalho destes profissionais em todas as escolas do Rio Grande do Norte”.

Para o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professor Daniel Diniz, a experiência do ensino com o uso da tecnologia se mostrou rico. “Mas, também mostrou que a presença do professor é algo insubstituível”, ressaltou.

A governadora reitera que a inclusão desses trabalhadores, agora também prevista em lei estadual, é um importante dispositivo que se soma à incansável luta desta gestão para levar às salas de aula uma condição mais segura a todos que compõem a comunidade escolar. Um esforço mútuo, e feito de vários momentos ao longo desta pandemia, e que mesmo quando surgiram as dificuldades foi pela união de esforços que transformou-se em realidade.

A coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública no RN (Sinte), Fátima Cardoso, elogiou o esforço e a responsabilidade da governadora Fátima Bezerra na luta pela inclusão dos profissionais da educação na imunização contra a Covid-19. “Pessoas não são números. A governadora demonstrou sua preocupação e garantiu que mais vidas serão poupadas”. 

O proponente da Lei, o deputado estadual Francisco do PT, declarou estar honrado em ter sua proposta de lei sancionada pelo Executivo estadual. “Estamos falando de um contexto que representa 1/3 da população do nosso Estado. Essa atitude do governo representa o respeito e a garantia à vida”.

O vice-governador, Antenor Roberto, finalizou a solenidade alertando que “a imunização é a única forma de retornarmos às nossas atividades de forma segura. Viva a educação e viva a vacinação!”.

Também acompanharam a solenidade, o procurador-Geral do Rio Grande do Norte, Luiz Antônio Marinho, a secretária-adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista, o subsecretário da Juventude da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh), Gabriel Medeiros, a vice-reitora da Universidade Estadual do RN (Uern), Fátima Raquel, o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), José Arnóbio, o reitor do Centro Universitário do RN (UNI/RN), Daladier da Cunha Lima, o deputado estadual Bernardo Amorim, o reitor da Universidade Potiguar, Guilherme Guerra, e a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime), Jária Vieira. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: