Emprego

Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra abre seleção de mestrado em Neuroengenharia no RN

O Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), do Instituto Santos Dumont (ISD), deu largada nesta quarta-feira (26) à seleção 2021.2 do Mestrado em Neuroengenharia – o único do Brasil nessa área do conhecimento.

As inscrições são gratuitas e seguem até 14 de junho. O edital e outras informações estão disponíveis online, em bit.ly/mestrado-neuroengenharia-isd.

Vagas

A seleção prevê um total de 10 vagas, com ingresso em agosto de 2021. 

Do total ofertado, 7 são de ampla concorrência, 1 é reservada a professores e servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e 2 são para egressos do programa de Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência, do ISD. 

Esta será a 16ª turma do Programa, que tem atraído profissionais de todas as regiões do país para formação em Macaíba, no Rio Grande do Norte. 

Processo seletivo

O processo seletivo inclui análise de documentos como carta de intenção, cartas de recomendação, currículo lattes e histórico acadêmico. Para aprovados nessa etapa, há ainda a fase eliminatória e classificatória de entrevistas.

A divulgação dos aprovados é prevista para 02 de julho de 2021 e o início das aulas está programado para 02 de agosto.

Quem pode fazer o mestrado em Neuroengenharia?

O público-alvo são portadores de diplomas de graduação nas áreas da saúde, engenharias ou biológicas. 

O programa já recebeu graduados em cursos como engenharia biomédica, engenharia da computação, medicina, ciências biológicas,  engenharia elétrica, ciência da computação, enfermagem, biotecnologia, engenharia civil, engenharia de controle e automação, engenharia química, fisioterapia, psicologia, biomedicina e fonoaudiologia. 

O que os mestrandos estudam?

A neuroengenharia integra métodos de neurociência e de engenharia para estudar o funcionamento do sistema nervoso e desenvolver soluções para as limitações e disfunções associadas a ele.

Pesquisadores e alunos têm desenvolvido tecnologias para criação, por exemplo, de próteses mais baratas para pessoas amputadas, novas formas de terapia menos invasivas e com custo menor para pacientes com Parkinson, pesquisas com microscopia e citologias, e o uso de realidade virtual e realidade aumentada para reabilitação de pacientes paraplégicos e tetraplégicos.

Áreas de pesquisa

O Programa de pós-graduação em Neuroengenharia oferece duas linhas de pesquisa (Interface Cérebro-Máquina e Neuromodulação) e abre perspectivas de atuação profissional ligada à pesquisa experimental, computacional, teórica, clínica e aplicada, em níveis moleculares, celulares e de sistemas. 

Desde a seleção 2020.2 é preciso apontar no ato da inscrição com quais áreas o candidado tem mais afinidade. O formulário de inscrição apresenta oito projetos desenvolvidos no Instituto e pergunta para qual(is) o potencial aluno gostaria de ter a candidatura direcionada. 

Projetos

Em meio aos temas pesquisados estão “Controle da conectividade cerebral por estimulação ”; “Desenvolvimento de interfaces cérebro-máquina usando machine learning”, “Eletroestimulação em Malha fechada”; “Neuroengenharia: do modelo animal ao humano”; “Desenvolvimento de aplicativo mobile para aplicação no sistema de saúde”; “Análise histológica em áreas cerebrais de indivíduos com autismo” ; “Estudo dos mecanismos envolvidos na formação, expressão e modificação de memórias declarativas” e “Estudo dos mecanismos básicos envolvidos no processamento de memórias instrumentais”.

A ideia, segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Neuroengenharia,  Fabrício Brasil, é identificar afinidades desde o início para otimizar o desenvolvimento das pesquisas quando o aluno estiver em campo.

Para se inscrever, o candidato deve submeter eletronicamente o formulário de inscrição com carta de Intenção, além de observar os demais procedimentos e documentos exigidos no edital da seleção. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: