A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu o dia 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos como forma de mobilizar pessoas em todo o mundo e aumentar a adesão à higiene das mãos.
Nesse dia, a Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), vinculada à Rede Ebserh, realiza uma intervenção no corredor térreo do prédio principal, onde será montado um stand com jogos educativos sobre higiene de mãos e um painel alusivo ao tema. Além disso, terá o uso do gel fluorescente e da lanterna de luz ultravioleta para avaliação visual da correta higiene das mãos.
A higienização correta das mãos é uma das Metas Internacionais de Segurança do Paciente estabelecidas pela OMS, adotadas e implementadas pela MEJC para evitar infecções e ajudar a salvar vidas. Antes de tocar o paciente e de realizar qualquer procedimento, é importante que o profissional higienize adequadamente as mãos para evitar a transmissão de microrganismos que podem causar infecções.
A prática também é fundamental após o contato com o paciente, inclusive em caso de exposição a fluidos corporais e depois de remover as luvas. O profissional deve higienizar as mãos mesmo que tenha tocado apenas as superfícies, mobília e objetos próximos ao paciente, assim como ao sair do ambiente de assistência. Tanto a água e o sabão quanto o álcool em gel são aliados importantes para a higienização.