A Cosern e o Instituto Neoenergia lançaram nesta terça-feira (13), por meio de uma live no Youtube e Facebook, o Edital 2021 “Transformando Energia em Cultura”.
O edital concederá apoio financeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, para projetos socioculturais que contribuam com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e valorizem a cultura local.
Participaram da live o Diretor Presidente da Cosern, Márcio Caires Vasconcelos, a Diretora do Instituto Neoenergia, Renata Chagas, o Superintendente de Comunicação Externa da Neoenergia, Marcus Barros, a Gerente de Comunicação Externa e Relações Institucionais da Cosern, Karine Severo, a Presidente do Instituto Ekloos, Andrea Gomides e o Presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto.
Durante a transmissão, que ficou salva para consulta, cerca de 150 internautas mandaram mensagens de apoio à iniciativa e puderam tirar dúvidas sobre como inscrever seus projetos e participar da seleção (confira abaixo).
Na sua fala, o Diretor Presidente da Cosern, Márcio Caires Vasconcelos, ressaltou a importância da parceria que já existe há mais de 20 anos com o Governo do Estado e a Fundação José Augusto na realização do edital e fez um resumo dos investimentos da Cosern na área da cultura.
“São mais de R$ 42 milhões investidos nos mais diversos segmentos culturais e em todas regiões do nosso estado, através da Lei Estadual de incentivo à cultura, Câmara Cascudo, e o lançamento de mais um edital só reforça o compromisso da Cosern e da Neoenergia com a cultura Potiguar”, disse Márcio Caires.
Renata Chagas, por sua vez, resumiu a atuação do Instituto Neoenergia: “Temos a missão, baseada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, de alcançar a Agenda 2030 e fazemos isso por meio do fortalecimento das redes, parcerias e desenvolvimento de projetos que visam à redução de desigualdades”.
Karine Severo, Gerente de Comunicação Externa da Cosern, ressaltou a qualidade dos projetos que se submetem à seleção que tem melhorado a cada ano, e lembrou que a história do apoio dado pela Cosern à cultura do estado, de forma ininterrupta, se confunde com a própria história da Lei Câmara Cascudo.
“Ao longo desses mais de 20 anos de fomento à cultura norte-rio-grandense, já são quase 300 projetos apoiados: geração de emprego e renda, vidas transformadas”, lembrou Karine.
Crispiniano Neto, Presidente da Fundação José Augusto (que também retransmitiu a live na sua página no Facebook), fez um balanço da parceria com a Cosern e lembrou que a arte é um dos instrumentos mais importantes de distração para o ser humano nesse momento de isolamento social como medida sanitária.
No final da primeira parte da live, a Presidente do Instituto Ekloos, Andrea Gomides, fez uma apresentação dos principais pontos do edital, antecipou respostas às principais dúvidas que porventura os produtores culturais pudessem vir a ter na formatação e entrega dos projetos e deixou os contatos para recebimento de outros questionamentos.
Quem pode participar?
- Pessoas jurídicas – organizações sem fins lucrativos, produtores culturais e MEI;
- Atuação no Estado do Rio Grande do Norte;
- Com projetos aprovados ou submetidos na Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo;
- Atenção: não serão aceitos projetos de pessoas físicas.
Como se inscrever?
O processo de seleção concederá apoio financeiro para projetos socioculturais que tenham como meta o impacto social e a transformação de pessoas e comunidades em todo estado.
Quais os prazos?
O período de recebimento de propostas de projetos que vão ser selecionados vai até o dia 17 de maio pelo site do Instituto Neoenergia (www.institutoneoenergia.org.br).