Cultura do RN

COSERN E INSTITUTO NEOENERGIA LANÇAM EDITAL DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS SOCIOCULTURAIS

A Cosern e o Instituto Neoenergia lançaram nesta terça-feira (13), por meio de uma live no Youtube e Facebook, o Edital 2021 “Transformando Energia em Cultura”.

O edital concederá apoio financeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, para projetos socioculturais que contribuam com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e valorizem a cultura local.

Participaram da live o Diretor Presidente da Cosern, Márcio Caires Vasconcelos, a Diretora do Instituto Neoenergia, Renata Chagas, o Superintendente de Comunicação Externa da Neoenergia, Marcus Barros, a Gerente de Comunicação Externa e Relações Institucionais da Cosern, Karine Severo, a Presidente do Instituto Ekloos, Andrea Gomides e o Presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto.

Durante a transmissão, que ficou salva para consulta, cerca de 150 internautas mandaram mensagens de apoio à iniciativa e puderam tirar dúvidas sobre como inscrever seus projetos e participar da seleção (confira abaixo).

Na sua fala, o Diretor Presidente da Cosern, Márcio Caires Vasconcelos, ressaltou a importância da parceria que já existe há mais de 20 anos com o Governo do Estado e a Fundação José Augusto na realização do edital e fez um resumo dos investimentos da Cosern na área da cultura.

São mais de R$ 42 milhões investidos nos mais diversos segmentos culturais e em todas regiões do nosso estado, através da Lei Estadual de incentivo à cultura, Câmara Cascudo, e o lançamento de mais um edital só reforça o compromisso da Cosern e da Neoenergia com a cultura Potiguar”, disse Márcio Caires.

Renata Chagas, por sua vez, resumiu a atuação do Instituto Neoenergia: “Temos a missão, baseada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, de alcançar a Agenda 2030 e fazemos isso por meio do fortalecimento das redes, parcerias e desenvolvimento de projetos que visam à redução de desigualdades”. 

Karine Severo, Gerente de Comunicação Externa da Cosern, ressaltou a qualidade dos projetos que se submetem à seleção que tem melhorado a cada ano, e lembrou que a história do apoio dado pela Cosern à cultura do estado, de forma ininterrupta, se confunde com a própria história da Lei Câmara Cascudo.

Ao longo desses mais de 20 anos de fomento à cultura norte-rio-grandense, já são quase 300 projetos apoiados: geração de emprego e renda, vidas transformadas”, lembrou Karine.

Crispiniano Neto, Presidente da Fundação José Augusto (que também retransmitiu a live na sua página no Facebook), fez um balanço da parceria com a Cosern e lembrou que a arte é um dos instrumentos mais importantes de distração para o ser humano nesse momento de isolamento social como medida sanitária.

No final da primeira parte da live, a Presidente do Instituto Ekloos, Andrea Gomides, fez uma apresentação dos principais pontos do edital, antecipou respostas às principais dúvidas que porventura os produtores culturais pudessem vir a ter na formatação e entrega dos projetos e deixou os contatos para recebimento de outros questionamentos.

Quem pode participar?

  • Pessoas jurídicas – organizações sem fins lucrativos, produtores culturais e MEI;
  • Atuação no Estado do Rio Grande do Norte;
  • Com projetos aprovados ou submetidos na Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo;
  • Atenção: não serão aceitos projetos de pessoas físicas.

Como se inscrever?

O processo de seleção concederá apoio financeiro para projetos socioculturais que tenham como meta o impacto social e a transformação de pessoas e comunidades em todo estado.

Quais os prazos?

O período de recebimento de propostas de projetos que vão ser selecionados vai até o dia 17 de maio pelo site do Instituto Neoenergia (www.institutoneoenergia.org.br).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: