Saúde

AstraZeneca/Oxford: Saúde reitera que a vacina é segura e reforça a importância da imunização

Ministério da Saúde monitora constantemente a segurança e a efetividade de todas as vacinas incorporadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Com as vacinas covid-19, não é diferente. Até o momento, não foi identificada uma relação de causalidade entre o imunizante da AstraZeneca/Oxford com eventos raros de trombose (formação de coágulos sanguíneos) associados à plaquetopenia, em pessoas que receberam as doses do imunizante. 

Dessa maneira, a pasta reitera a importância da vacinação, considerando que os benefícios da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Oxford superam, em muito, os potenciais riscos. No Brasil, as doses do laboratório são produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – o País também já recebeu vacinas do mesmo imunizante produzidas em fábricas na Índia e na Coreia do Sul. O Ministério da Saúde elaborou Nota Informativa com orientações sobre eventos atípicos pós-vacinação, acesse

A efetividade e a segurança das vacinas também são monitoradas permanentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O órgão regulador brasileiro mantém a recomendação de continuidade da imunização com a vacina, que já recebeu registro definitivo no Brasil. Tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) já emitiram parecer favorável em relação ao imunizante. 

“É necessário esclarecer, portanto, que eventos tromboembólicos ocorrem naturalmente e frequentemente na população geral, independentemente da vacinação”, explica o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros. Além disso, a infecção pela covid-19 também está associada a relatos de tromboses, sendo observado em mais de um quinto dos pacientes hospitalizados. 

As pessoas vacinadas contra a covid-19 e que apresentarem sintomas como falta de ar, dor no peito, inchaço na perna, dor na barriga persistente, sintomas neurológicos (visão borrada ou dor de cabeça persistente e forte) e pequenas manchas avermelhadas na pele, além do local onde foi aplicada a vacina, devem buscar atendimento médico imediato na unidade de saúde mais próxima. 

Renato Palhano
Ministério da Saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: