Pesquisa

Internet é usada de forma diferente entre homens e mulheres

O acesso à internet assumiu grande importância nas atividades cotidianas e seu uso se configura como um requisito básico para o acesso de serviços, informações e oportunidades. Apesar das facilidades trazidas para uma parcela da população, as mudanças tecnológicas acabaram se configurando como mais uma barreira educacional para outras. Frente a isto, cabem os questionamentos: será que essas mudanças reproduzem as desigualdades de gênero? Quais são os desafios? Essas são algumas das questões debatidas no episódio 18 do Podcast Rasgaí.

A discussão é trazida pela economista e demógrafa Raquel Guimarães, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que publicou recentemente um artigo na Revista de Desenvolvimento Econômico, onde discute o viés de gênero no acesso e na intensidade do uso de internet na população em idade ativa brasileira.

A pesquisa desenvolvida pela professora identificou que mulheres e homens acessam a internet de maneira diferenciada, especialmente no que se refere a intensidade de uso. Homens apresentam maior utilização da internet quando comparado com as mulheres, reproduzindo as desigualdades de acesso à informação e até no uso do tempo, como foi debatido em episódios anteriores do Podcast.

Rasgaí

O Rasgaí é um podcast que fala sobre ciência com foco nos estudos que tratam sobre demografia e população. Os episódios são curtos, com cerca de 15 minutos, e trazem discussões diretas e objetivas sobre essa área de conhecimento. O Rasgaí é produzido pelo Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem) da UFRN e editado pelo professor Ricardo Ojima.

Outras pesquisas e informações sobre demografia e estudos de população podem ser acompanhadas no blog ou nas redes sociais do departamento: http://www.demografiaufrn.net | http://www.facebook.com/ppgdem | http://www.twitter.com/ppgdem | http://www.instagram.com/ppgdem | www.youtube.com/demografiaufrn.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: