Neste período conturbado que vivenciamos numa pandemia, muitas famílias estão aprendendo a lidar com as emoções dos membros do núcleo familiar. As crianças de um modo geral, sentem mais as mudanças de comportamento da sociedade, rotina e falta do convívio com pessoas que estavam habituadas.
Para a psicóloga da escola Lápis de Cor/MOV, Annelise Arellano é possível um diagnóstico, onde a escola possa ser uma forte ferramenta das famílias. “Em sala de aula é possível perceber alterações de humor nas crianças a fim de se trabalhar todas as questões de ansiedade, medo, comportamentais, luto, empatia, com técnicas inovadoras, de relaxamento, concentração e dinâmicas entre alunos”, informa Annelise.
As famílias dos alunos do Lápis de Cor/MOV vem sentindo os efeitos desse trabalho, principalmente no último ano onde as crianças conseguiram até ensinar os pais a terem mais calma, paciência e equilíbrio em meio aos estresses diários.
“É tão maravilhoso trabalhar a Inteligência Emocional nas crianças porque recebemos o feedback dos pais com relatos incríveis, garantindo que os pequenos ajudaram a família em algum momento delicado com ferramentas usadas em sala de aula para o equilíbrio emocional”, completa a psicóloga Annelise.
O fato é que quando trabalhamos e redescobrimos nossa inteligência emocional, todas as áreas das nossas vidas são beneficiadas, nos faz refletir sobre o nosso perfil e como estamos tratando nossas emoções nesse momento de pandemia. Por isso, achamos importante esse vínculo entre escola-professores-alunos-pais, pois a sociedade pode se beneficiar do que é feito em sala de aula com conexão direta às casas das famílias.
A primeira etapa tem a ver com o conhecimento das emoções e as ações que são tomadas como resposta aos estímulos. Esse é um processo que pode ser lento, mas é fundamental, pois permite que a pessoa faça uma reflexão sobre a maneira de lidar com os aspectos emocionais.
Quem é capaz de reconhecer e controlar as próprias emoções, tem maior controle sobre a sua motivação. Desse modo, não depende tanto de elementos externos para pensar positivamente e cumprir os seus objetivos.
Isso possibilita a capacidade de responder aos seus estímulos de modo consciente. Esse processo envolve a análise dos sentimentos, que gera espaço para analisar qual será o comportamento diante dos desafios.