Educação

Ensino híbrido e pandemia: escola reforça a importância do ensino aliado à Inteligência Emocional

Neste período conturbado que vivenciamos numa pandemia, muitas famílias estão aprendendo a lidar com as emoções dos membros do núcleo familiar. As crianças de um modo geral, sentem mais as mudanças de comportamento da sociedade, rotina e falta do convívio com pessoas que estavam habituadas.

É de extrema importância e necessidade que as crianças  recebam orientações da escola e dos seus pais para aprender e fortalecer a Inteligência Emocional. Nessas situações de perdas, afastamento social e quebra de rotina é necessário encontrar o equilíbrio das emoções.

Para a psicóloga da escola Lápis de Cor/MOV, Annelise Arellano é possível um diagnóstico, onde a escola possa ser uma forte ferramenta das famílias. “Em sala de aula é possível perceber alterações de humor nas crianças a fim de se trabalhar todas as questões de ansiedade, medo, comportamentais, luto, empatia, com técnicas inovadoras, de relaxamento, concentração e dinâmicas entre alunos”, informa Annelise.

As famílias dos alunos do Lápis de Cor/MOV vem sentindo os efeitos desse trabalho, principalmente no último ano onde as crianças conseguiram até ensinar os pais a terem mais calma, paciência e equilíbrio em meio aos estresses diários.

“É tão maravilhoso trabalhar a Inteligência Emocional nas crianças porque recebemos o feedback dos pais com relatos incríveis, garantindo que os pequenos ajudaram a família em algum momento delicado com ferramentas usadas em sala de aula para o equilíbrio emocional”, completa a psicóloga Annelise.

O fato é que quando trabalhamos e redescobrimos nossa inteligência emocional, todas as áreas das nossas vidas são beneficiadas, nos faz refletir sobre o nosso perfil e como estamos tratando nossas emoções nesse momento de pandemia. Por isso, achamos importante esse vínculo entre escola-professores-alunos-pais, pois a sociedade pode se beneficiar do que é feito em sala de aula com conexão direta às casas das famílias.

OS CINCO PILARES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL:
Conhecer as emoções
A primeira etapa tem a ver com o conhecimento das emoções e as ações que são tomadas como resposta aos estímulos. Esse é um processo que pode ser lento, mas é fundamental, pois permite que a pessoa faça uma reflexão sobre a maneira de lidar com os aspectos emocionais.

Controlar as emoções
Depois de conhecer as emoções, é preciso aprender a controlá-las. Todos passam por momentos difíceis e que afetam o psicológico. Por isso, é importante saber como lidar com emoções, sendo capaz de controlar as reações de acordo com cada situação.
É importante ter uma mente positiva e evitar pensamentos negativos. Em momentos de pressão, a calma é a grande aliada. Chegar a esse controle não é simples, mas aos poucos sendo trabalhado, se pode chegar.
Ter automotivação
Quem é capaz de reconhecer e controlar as próprias emoções, tem maior controle sobre a sua motivação. Desse modo, não depende tanto de elementos externos para pensar positivamente e cumprir os seus objetivos.
Isso possibilita a capacidade de responder aos seus estímulos de modo consciente. Esse processo envolve a análise dos sentimentos, que gera espaço para analisar qual será o comportamento diante dos desafios.

Ser empático
A inteligência emocional está intimamente ligada à capacidade de perceber as emoções nos outros. A empatia coloca a pessoa no lugar do próximo, tornando-a mais sensível aos sentimentos alheios.
Saber se relacionar interpessoalmente
O resultado disso tudo é ter uma habilidade maior para os relacionamentos interpessoais. Ao controlar os seus sentimentos e entender as emoções das pessoas ao redor, um ambiente positivo é criado. Isso aumenta a qualidade de vida e torna as coisas mais simples para todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: