Comportamento

Participação dos pais na educação dos filhos é fundamental para o desenvolvimento infantil

A família tem um papel essencial no processo de desenvolvimento da criança. A participação dos pais na vida escolar dos filhos tem por finalidade principal acompanhar o processo de aprendizagem da criança. Ao acompanhá-la em suas atividades, é possível perceber sua evolução e ajudar a vencer os desafios dentro e fora da sala de aula.

“É importante saber que essa relação de presença na educação dos filhos está para além da relação com a escola. Os pais que conseguem, mesmo em meio a tantos compromissos, demonstrar a importância do processo educativo para os filhos, já estão contribuindo significativamente para o desenvolvimento deles”, diz Bruna Duarte Vitorino, pedagoga com mais de 15 anos de experiência e atualmente coordenadora pedagógica do Kumon.

Cada aluno tem um ritmo e uma rotina para estudar, de forma particular. A família deve acompanhar o crescimento educacional e os avanços dos filhos. Ao perceber que pais e família se interessam por seus estudos e por suas experiências escolares, a criança sente-se valorizada, desenvolvendo-se de forma segura e com boa autoestima. Os avanços podem ser notados nas pequenas atividades diárias como postura na hora de fazer as tarefas, capacidade de motivação e entendimento do conteúdo estudado.

As primeiras conquistas acontecem de modo sútil e no ritmo de cada aluno. Por isso, elogiar os esforços é muito importante para estimular o pequeno a continuar progredindo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: