Economia

As mulheres estão ganhando cada vez mais espaço no mundo do empreendedorismo

O Dia Internacional da Mulher está chegando e nós não poderíamos deixar de aproveitar esta data tão importante para falar sobre um assunto que vem ganhando força e espaço nos últimos anos: a aceitação e participação das mulheres no empreendedorismo. Apesar de não ser uma tarefa fácil e as mulheres ainda enfrentam muitas dificuldades para alcançar o sucesso, o número de empreendedoras cresce a cada dia.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo IBGE, aponta que cerca de 9,3 milhões de mulheres comandam empresas no Brasil atualmente, representando 34% de todos os donos de negócios. O País ocupa a 7ª posição entre as nações com o maior número de mulheres empreendedoras, segundo relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que analisou 49 nações.

Apesar de muitas mulheres enfrentarem grandes desafios para ganhar credibilidade em seu ramo, seja no mercado de trabalho ou até mesmo em sua vida empreendedora, é preciso ter força e não desistir perante os desafios. Fabiana Chagas, fundadora da Master Fit e proprietária da Marmita Carioca, rede de marmitas fitness, diz que já se deparou com grandes obstáculos e dúvidas de muitas pessoas sobre a sua capacidade, mas isso só fez com que ela tivesse mais garra para correr atrás. “O segredo é não se limitar nunca. Acreditar em si e não ter medo do desconhecido. Como no começo queremos abraçar o mundo, é necessário escolher um caminho, determinar um foco, dominar em conhecimento, dominar a área e seu perfil de cliente para alcançar seu objetivo.”

Os desafios para empreender são enormes, ainda mais porque a predominância masculina no mercado de trabalho ainda é algo presente e, infelizmente, o papel feminino traz questionamentos sobre a sua capacidade de dedicação, considerando que as mulheres têm outras funções como cuidar da casa e criar os filhos. Por isso, para ser uma empreendedora de sucesso, é preciso ser resiliente. “Acredito que por conta da maternidade, as mulheres costumam ter mais resiliência e são mais delicadas para administrar um momento de crise. Os homens podem aprender com elas a ter um olhar mais sensível, abraçar mais sua equipe e evitar o olhar mais crítico”, disse Ester Gomes, especialista em desenvolvimento humano.

Cintia Sant’Anna, empresária social e fundadora do Instituto Entre o Céu e a Favela, diz que todos podem ser empreendedores, basta ter criatividade e saber lidar perante as dificuldades. “Eu sempre achei que era apenas uma atriz, mas eu fui aprendendo que todo ator é também um empreendedor. Todo ser humano tem inúmeros conhecimentos adormecidos, e isso não precisa ser limitado. Ano passado quando eu entrei na “Gerando Falcões”, me formei na Falcons University, – que é uma universidade para líderes sociais – e apenas aí que eu me dei conta do quanto eu pratico o empreendedorismo, o quanto isso já estava desenvolto em mim nos remanejamentos de crise. Mas para mim, pessoalmente falando, todo favelado é empreendedor, porque precisa ser criativo e saber se virar para sobreviver ao caos. Uns menos outros mais, mas sempre empreendedores.”

Muitas mulheres acabam tendo medo de investir em seu próprio negócio por acharem que existe um segredo para construir seu negócio de sucesso. Mas se pegarmos exemplos, podemos ver que cada pessoa tem o seu segredo pessoal, basta apreciar e acreditar no que você faz, que você irá descobrir o segredo do sucesso. “Não existe receita de bolo para ser uma empreendedora. O segredo é acreditar em si mesma e não desanimar perante os primeiros obstáculos que surgirem. Quando fazemos o que gostamos e confiamos no nosso trabalho, o sucesso vem, mais cedo ou mais tarde. Acredito que o maior segredo para todos, é ser paciente!”, contou Natália Nascimento, proprietária da Clínica NN Estética.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: