Educação

Livro didático é uma das principais ferramentas no ensino

Neste sábado, 27 de fevereiro, é comemorado o Dia Nacional do Livro Didático, um dos principais recursos pedagógicos usados no Brasil, principalmente nas escolas públicas. O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), programa do Ministério da Educação, junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), distribui anualmente mais de 100 milhões de livros didáticos para estudantes da rede pública.

Com tamanha importância, a qualidade do material é constantemente debatida, resultando em obras como “Alfabetização e língua portuguesa: livros didáticos e práticas pedagógicas”, por exemplo. Organizado pela professora Maria da Graça Costa Val, a obra reúne oito artigos de diferentes autores que analisam livros didáticos utilizados no ensino da língua portuguesa, apontando inadequações e as boas soluções encontradas para problemas que se colocam na prática pedagógica.

Esta é apenas uma das obras disponíveis no Bookplay, plataforma 100% brasileira de streaming de educação. Outra questão importante, e que voltou a ser debatida com a divulgação do edital do PNLD 2023, trata dos princípios éticos como preconceito e gênero. O novo edital retirou uma série de itens que proibiam obras que contenham sexismo, racismo e preconceito regional.

No livro “Racismo em livros didáticos, estudo sobre negros e brancos em livros de Língua Portuguesa”, o professor Paulo Vinicius Baptista da Silva conclui que, mesmo com uma intensa movimentação e debates sobre racismo nos livros didáticos, estas obras continuam produzindo e veiculando discurso racista. A pesquisa analisou livros de ensino fundamental brasileiro produzidos no período entre 1975 e 2003.

Conheça alguns livros e cursos disponíveis no Bookplay:

Livros
• Alfabetização e língua portuguesa – Livros didáticos e práticas pedagógicas, por Maria da Graça Costa Val;
• Racismo em livros didáticos – Estudo sobre negros e brancos em livros de Língua Portuguesa, por Paulo Vinicius Baptista da Silva;
• O Ensino da Matemática: Fundamentos Teóricos e Bases Psicopedagógicas, por Juan Carlos Sánchez Huete, José A. Fernández Bravo;
• Alfabetizar letrando na EJA – Fundamentos teóricos e propostas didáticas, por Artur Gomes Morais, Eliana Borges Correia de Albuquerque e Telma Ferraz Leal; e
• Didática para Todos – Técnicas e Estratégias – 2ª Edição, por José Antonio Franchini Ramires

Cursos
• Didática do Ensino Superior
• Planejamento, Avaliação e Didática
• Ensino Superior – Didática e prática pedagógica
• Andragogia
• Comunicação e a Educação

Sobre o Bookplay
Primeira plataforma de streaming 100% brasileira voltada para o conteúdo de educação, reúne mais de 5 mil livros, mil cursos – inclusive de inglês e espanhol -, 2 mil audiolivros, 700 videoaulas, banca completa com revistas e jornal e área kids com livros, audiolivros, atividades para imprimir e jogos educativos para as crianças. Tudo 24 horas por dia e com acesso liberado para até três pessoas via computador, tablet ou celular, sendo compatível com iOS e Android. O Bookplay também conta com clube de benefícios, pelo qual mais de 200 parceiros proporcionam ofertas e descontos exclusivos. O aplicativo também permite a leitura dos livros em modo off-line. Além disso, o Bookplay é uma empresa que apoia a Fundação Abrinq.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: