Pesquisa

Estudo aponta benefícios da atividade física de intensidade moderada na gravidez

Um estudo conduzido na Maternidade Escola Januário Cicco, instituição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN) vinculada à Rede Ebserh, pelo profissional de educação física Sávio Camargo, sob orientação do professor Eduardo Caldas, da UFRN, aponta que, entre mulheres com diabetes gestacional, a atividade física de intensidade moderada reduz o risco de parto pré-termo, de peso excessivo ao nascimento e de hipoglicemia neonatal.

O artigo resultante do trabalho foi publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health e está disponível na PubMed. O periódico é classificado pela CAPES como Qualis A. Intitulado Movement Behavior during Pregnancy and Adverse Maternal-Fetal Outcomes in Women with Gestational Diabetes: A Pilot Case-Control Study, o artigo apresenta a pesquisa na qual foram observados os níveis de atividade física e comportamento sedentário de pacientes atendidas no Pré-Natal de Alto Risco da maternidade para se avaliar a associação com diferentes desfechos adversos.

Segundo Sávio Camargo, que em 2016 implementou o atendimento da educação física no Pré-Natal de Alto Risco da MEJC, “os resultados do estudo confirmam que pacientes diagnosticadas com DMG precisam ser estimuladas e orientadas à prática de exercícios físicos. A prática clínica nos serviços de pré-natal deve contemplar o padrão adequado de atividade física para a melhor gestão da hiperglicemia na gestação”.

Também participaram da construção do artigo a estatística da MEJC, Juliana Dantas, o doutor Ricardo Cobucci e a doutora Conceição Corneta, além de pesquisadores do Departamento de Educação Física da UFRN.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: