Ciência

UFRN: Estatística oferece palestra gratuita sobre Censo Demográfico 2021

Entre os dias 8 e 12 de fevereiro, o Departamento de Estatística da UFRN promove a Semana da Estatística e Ciência de Dados 2020/2021. Os cursos são totalmente gratuitos e acessíveis para interessados de fora da universidade e oferecidos à distância. A programação completa, inscrições e outras informações podem ser obtidas por meio do perfil @destufrn no Instagram.

A Semana de Estatística e Ciência de Dados irá oferecer palestras, mesas-redondas e comunicações orais com o objetivo de proporcionar interatividade aos participantes de dentro e de fora do meio acadêmico. Uma das palestras trará o analista de planejamento, gestão e infraestrutura do IBGE, Damião Ernane de Souza, que vai falar sobre Censo Demográfico 2021: IBGE 84 anos retratando o Brasil e sobre como é de extrema importância conhecer em detalhe como é e como vive o nosso povo pois os resultados obtidos através da realização do Censo Demográfico permitem traçar um retrato abrangente e fiel do País.

Segundo a analista, o Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. Além disso, “uma sociedade que conhece a si mesma pode executar, com eficácia, ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro”, afirma.

Outras palestras já confirmadas durante a semana são: Estatística no Mundo Esportivo, com Thiago Minhoca Herculano, que irá falar sobre como a estatística é fundamental no esporte para monitoramento e projeção de resultados e desempenho de atletas e equipes. E a apresentação sobre A importância da ponte entre a Estatística e a área da saúde, com Agatha Rodrigues, irá ressaltar a importância de estreitar a distância entre a pesquisa em estatística e a pesquisa na área da saúde.

Realizada anualmente desde 1983, a Semana da Estatística é um dos principais eventos promovidos pelo Departamento de Estatística (DEST). O evento tomou dimensão regional a partir de 2012, o que proporcionou o aumento na visibilidade do curso de Estatística da UFRN e também a interação com professores de outras instituições do Nordeste.

Por Vilma Torres de Agecom/UFRN

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: