Ecologia

Parque das Dunas utiliza ferramenta tecnológica para divulgar a biodiversidade

Como uma forma de ampliar os serviços oferecidos a quem chega no Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves”, a partir de agora é possível conhecer mais da biodiversidade do Parque, através da tecnologia por QR Codes disponíveis nas placas informativas. O projeto Trilha Virtual é resultado de uma parceria entre o Parque das Dunas e a Universidade Potiguar, por meio do curso de Ciências Biológicas, e é uma alternativa para quem deseja ter uma experiência virtual sem se afastar da Natureza.

Com a leitura de QR Codes nas placas informativas localizadas na área das trilhas pavimentadas, e espaço de uso público (Bosque dos Namorados), é possível descobrir mais sobre o Parque e toda a diversidade biológica ali existente.

“Com a ajuda da tecnologia, esse momento tão desafiador para o mundo traz muitas descobertas e novas alternativas para o lazer também. Diversas pessoas podem ter fácil acesso às informações. O passeio virtual se torna importante para que elas não deixem de conhecer e se sentirem próximas ao tanto de vida existente na Unidade de Conservação”, afirmou a gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage.

O passeio permite que os visitantes apreciem a Mata Atlântica, com direito a muitas informações sobre a fauna, a flora e tudo que faz parte deste importante bioma brasileiro. Atualmente, cerca de 800 espécies habitam o Parque das Dunas, entre flora e fauna.

A gestora acrescentou, ainda, que o passeio virtual também é uma grande ferramenta para promover o turismo ecológico e incentivar a educação ambiental.

Para o biólogo e educador ambiental, Daniel Costa, o projeto vem como uma inovação, permitindo um momento tecnológico e educativo, onde a população pode conhecer um pouco sobre a fauna e a flora do Parque das Dunas.

“É uma aprendizagem que pode ser também coletiva, e, além de inúmeros benefícios, a iniciativa vem mostrar a importância do uso da tecnologia para a educação ambiental. Quando as pessoas começarem a ter contato com essas atividades de forma virtual e se engajarem, elas podem repensar sobre a interação com as áreas verdes e sua relação com o meio ambiente”, afirmou.

Jornada no Bosque

Outra alternativa virtual para quem visita o Parque das Dunas, no bairro Tirol, é o jogo de realidade aumentada “Jornada no Bosque”. O Programa Museal Jornada no Bosque, que acontece na Unidade de Conservação desde 2019, vem lançando uma série de novidades na sua programação 2020/2021. Nesta edição, o tema é “A natureza cura”. A ideia é levar o sentimento de reconexão com a saúde, cultura e a natureza mesmo as pessoas estando em casa ou visitando o Parque com as limitações do período de pandemia.

O Game é parecido com o Pokémon Go e está disponível gratuitamente para baixar nas plataformas IOS e Android. O espaço natural do bosque é o cenário onde o jogo acontece. Seus desafios colocam os usuários em movimento, impulsionando que caminhem pelo Parque, ampliando sua interatividade com a biodiversidade.

Não utilize trilhas clandestinas

O Idema ressalta a importância da utilização das trilhas oficiais por parte da população. A presença irregular nas áreas da mata tem provocado desequilíbrio ao ecossistema Mata Atlântica. As trilhas clandestinas desrespeitam e desconsideram toda a questão dos princípios da preservação da Unidade de Conservação da Natureza.

“É importante sempre levantarmos essa questão da presença irregular na Unidade de Conservação. No momento em que um grupo adentra o Parque sem autorização, sem ser para os fins de educação ambiental, está desrespeitando a legislação, causando dano à Unidade e uma série de impactos à Natureza. Além da questão da insegurança pessoal, uma vez que, o Parque possui mais de 1.172 hectares de área”, finalizou a gestora do Parque, Mary Sorage.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: